A melhor de 2009

Masters de Doha corou, enfim, Serena Williams como a merecida número um


Ron C Angle/TPL

A TEMPORADA de 2009 ficará marcada na memória de Serena Williams. Apesar de ter passado boa parte do ano – sob protestos –, na segunda posição do ranking, a norteamericana definitivamente pode se dizer a melhor do ano. Em janeiro, venceu com autoridade o Aberto da Austrália. Após um tropeço no saibro de Roland Garros, se recuperou em grande estilo e bateu a irmã Venus na final de Wimbledon. O terceiro Major no ano ficou perto, mas a mais nova das Williams parou na inspirada Kim Clijsters na semifinal do US Open.
Se tudo isso não bastasse para apontá-la como a melhor do ano, o Masters de Doha chegou para coroar de vez a brilhante temporada. Contando com as oito melhores tenistas de 2009, o torneio viu uma série de desistências, que culminou com a improvável substituição de uma substituta. Confuso? Explicamos. A então número um do mundo Dinara Safina foi ao Catar e jogou apenas dois games, já que desistiu da partida de estreia contra Jelena Jankovic quando o placar ainda anotava 1/1. Em seu lugar, entrou no grupo a também russa Vera Zvonareva, que também jogou apenas uma partida. Alegando falta de condições físicas para disputar o último jogo, Zvonareva deu lugar à polonesa Agnieszka Radwanska, que teve como único mérito na competição eliminar a bielo-russa Victoria Azarenka em sua solitária aparição.

Enquanto isso, no outro grupo, Serena Williams passava como queria por suas adversárias, com vitórias contra Svetlana Kuznetsova, sua irmã Venus – essa sim com um pouco mais de dificuldade – e Elena Dementieva. Na semifinal, outra vitória tranquila da norteamericana, que viu Caroline Wozniacki abandonar a partida por contusão. Na decisão, novamente a irmã mais velha, e, mais uma vez, melhor para a caçula. Último título da temporada para Serena, liderança no ranking garantida e sensação de justiça na lista da WTA.

RESULTADOS


Semifinais

Venus Williams (USA) v. Jelena
Jankovic (SRB) 5/7, 6/3 e 6/4
Serena Williams (USA) v. Caroline
Wozniacki (DIN) 6/4 e 0/1 des.


Final

Serena Williams (USA) v. Venus
Williams (USA) 6/2 e 7/6(4)

José Eduardo Aguiar

Publicado em 12 de Novembro de 2009 às 07:58


Torneio

Artigo publicado nesta revista