Pan-americano
Depois de duas conquistas seguidas, Brasil não repete a medalha de ouro no Pan de Guadalajara, mas ainda assim vai ao pódio com Rogerinho
TIRANDO THOMAZ BELLUCCI, os outros três tenistas melhor ranqueados do Brasil foram aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, no México. Ricardo Mello, João Souza e Rogério Dutra Silva formaram um time forte de representantes para honrar o ouro ganho em 2003 e 2007 por Fernando Meligeni e Flávio Saretta, respectivamente.
O time feminino, representado por Ana Clara Duarte, Teliana Pereira e Vivian Segnini, também vinha com esperança de alcançar o pódio já que a chave do Pan- Americano, tanto no masculino quanto no feminino não era das mais ameaçadoras.
As meninas, contudo, sequer passaram da estreia na competição individual, sem vencer um único set contra suas adversárias. Somente nas duplas, com Pereira e Segnini, que elas avançaram e tiveram chance de disputar uma medalha. Após perderem na semifinal contra a parceria norte- americana, as garotas brasileiras tentaram o bronze – que repetiria o feito que Pereira e Joana Cortez tinham obtido em 2007 no Rio de Janeiro – e acabaram derrotadas no match-tiebreak contra as colombianas Catalina Castaño e Mariana Duque Marino.
PRATA E BRONZE
No masculino, Souza se despediu na estreia e Mello, que tinha tudo para fazer uma boa campanha, acabou prejudicado pela má organização dos jogos. Eliminado nas quartas-de-final, ele teve o horário de sua partida alterado sem que fosse devidamente avisado. “Não tiro o mérito do Victor [Estrella, dominicano], mas o jogo acabou virando uma confusão”, desabafou Mello. “Eu ia jogar o terceiro jogo da quadra central hoje. A organização acabou mudando para o primeiro jogo da quadra 3 e não nos avisaram. Só descobrimos hoje de manhã, por sorte, quando vimos meu adversário saindo para jogar”.
Sendo assim, caiu nas mãos de Rogério Dutra Silva a responsabilidade de levar o Brasil adiante no torneio. Em boa fase, Rogerinho, além da medalha de prata na chave de simples (acabou derrotado na final para o colombiano Robert Farah, que ainda levaria ouro em duplas), também conquistou o bronze nas duplas mistas ao lado de Ana Clara Duarte, em um jogo em que a parceria brasileira precisou salvar um match-point antes de garantir o lugar no pódio após derrotar os venezuelanos Adriana Perez e Roman Recarte.
QUADRO DE MEDALHAS
Simples masculino
Ouro – Robert Farah (COL)
Prata – Rogério Dutra Silva (BRA)
Bronze – Victor Estrella (DOM)
Simples feminino
Ouro – Irina Falconi (USA)
Prata – Monica Puig (PUR)
Bronze – Christi na McHalle (USA)
Duplas masculino
Ouro – Juan Sebasti an Cabal e Robert Farah (COL)
Prata – Julio Cesar Campozano e Roberto Quiroz (ECU)
Bronze – Nicholas Monroe e Greg Ouellette
Duplas feminino
Ouro – Maria Irigoyen e Florencia Molinero (ARG)
Prata – Irina Falconi e Christi na McHalle (USA)
Bronze – Catalina Castaño e Mariana Duque Marino (COL)
Duplas mistas
Ouro – Ana Paula de La Peña e Santi ago Gonzalez (MEX)
Prata – Andre Koch-Benvenuto e Guillermo Rivera (CHI)
Bronze – Ana Clara Duarte e Rogério Dutra Silva (BRA)
Publicado em 16 de Novembro de 2011 às 12:39