2009 promete!

Brasileiros começam bem no primeiro torneio da temporada nas quadras do Parque Villa-Lobos


Mais uma vez o Brasil esteve no lugar mais alto do pódio nas quadras do Parque Villa-Lobos. Após um jejum de mais de dois anos sem título, Ricardo Mello voltou a atuar em alto nível no Aberto de São Paulo 2009. Sua vitória e a campanha dos outros brasileiros animam os fãs, que querem voltar a ver seus tenistas jogando os grandes torneios do mundo. Sete brasileiros estavam inscritos na chave principal em São Paulo. Juntaram-se a eles ainda Daniel Silva, Flávio Saretta, Nicolas Santos e Eric Gomes, que receberam convites, e Rafael Camilo, que furou o quali.

Rafael Camilo

E foi justamente o irmão mais novo do judoca Tiago Camilo que realizou o jogo mais emocionante da primeira rodada e um dos melhores do torneio. Diante de Thiago Alves, atual campeão, Camilo chegou a liderar o tiebreak do terceiro set por 6/2. Porém, sentiu a pressão e cometeu duas duplas-faltas seguidas no momento de confirmar a vitória. Mas, o garoto provou que, com mais experiência, vai dar trabalho.

Thiago Alves

Após o susto inicial contra Camilo, Alves elevou seu nível e bateu Ricardo Hocevar, outro que vem embalado por boas campanhas em 2008, em mais uma dura partida pela segunda rodada. Porém, a caminhada rumo ao bi parou diante do forte jogo do argentino Horácio Zeballos, canhoto de muita variação no fundo de quadra e eventuais subidas à rede.

Daniel Silva

Enquanto isso, do outro lado da chave, Daniel Silva encarava uma pedreira, o chileno Paul Capdeville. Com muita raça, o paulista levou a decisão para o terceiro set e esteve com quebra na frente. O oponente, porém, soube reverter a situação. Mas, ficou a sensação de que, cada vez mais, Danielzinho pode jogar de igual para igual com alguns dos melhores sul-americanos.

fotos: Rubens Chiri

Nicolas Santos

Outro tenista da nova geração conseguiu a sua primeira vitória na carreira em Challengers, Nicolas Santos travou uma dura batalha contra o experiente peruano Ivan Miranda para avançar à segunda rodada. Porém, a chave não ajudou e o jovem de 20 anos acabou perdendo para Rogério Dutra da Silva no jogo seguinte.

Rogério Silva

Irmão mais velho de Daniel, Rogério voltou a apresentar jogo consistente no Aberto de São Paulo, perdendo apenas para o campeão, Mello, nas quartas. De quebra, realizou contra o campineiro o melhor jogo da competição, segundo alguns especialistas e o público que acompanhou.

João Souza

Um dos tenistas que mais evoluiu na última temporada, João Souza também confirmou a boa fase e avançou rumo à quarta semi em Challengers na carreira. Jogando um tênis de força e maior consistência, com bons saques, golpes potentes de fundo e melhor aproveitamento na rede, Feijão foi longe e dá pinta de que 2009 será muito bom para ele.

Ricardo Melo

Por fim, Ricardo Mello foi impecável durante a semana toda. Na final, a vítima foi Capdeville, que tinha acabado com o sonho de Feijão na semi. O brasileiro não levantava um troféu desde julho de 2006, em Campos do Jordão. Bicampeão do evento (ganhou em 2005), ele se tornou o segundo tenista a vencer a competição sem perder um set (o outro foi Guillermo Cañas, em 2007). Além do título, ficou a agradável esperança de que Mello está perto de voltar a jogar com a consistência que o levou ao top 50, e, se continuar neste caminho, deve, no mínimo, colocar seu nome mais uma vez entre os 100 primeiros do mundo.

José Eduardo Aguiar

Publicado em 29 de Janeiro de 2009 às 09:33


Torneio

Artigo publicado nesta revista