Encontro importante em Foz


O 12º Workshop sul-americano para professores aconteceu em novembro, em Foz do Iguaçu, Paraná, e reuniu especialistas em capacitação do tênis moderno. Entre outros importantes nomes do circuito, o evento teve palestras do espanhol Miguel Crespo, responsável pelo Departamento de Desenvolvimento da ITF, e do belga Carl Maes, ex-treinador de Kim Clijsters. "Este evento vem para conscientizar os treinadores e motivá-los", definiu o diretor do Departamento de Capacitação da CBT, Cesar Kist.

Roger Guedes em forma No Mundial de Seniores de Antalya, na Turquia, o ex-profissional Roger Guedes chegou às finais de simples e duplas da categoria 55 anos masculina. Nas duplas, levantou o título ao lado do australiano Max Bates. Em simples, foi vice. Neste ano, o bauruense, ex-top 100, havia vencido quatro torneios internacionais seguidos, antes de embarcar para o Mundial.

Meninas são vice No Sul-americano de 12 anos, disputado na Argentina, as jovens

João Pires

Luana Trautwein (SC), Carolina Meligeni Alves (SP) - foto - e Isabella Camargo (SC) levaram o Brasil para a decisão contra o time da casa. Em jogos duros, as brasileiras acabaram derrotadas. Os garotos Antonin Haddad (SP), Rafael Matos (RS), Thiago Souza (MG) ficaram com a quinta colocação no torneio masculino.

#Q#

Futures no Brasil Em quatro torneios Futures masculinos disputados no território nacional entre o final de outubro e início de novembro, só deu Brasil. O jovem Henrique Cunha conquistou seu primeiro título profissional em Porto Alegre. Na semana seguinte, Daniel Silva bateu Rodrigo Guidolin na final de mais um Future na capital gaúcha. Depois, o experiente Júlio Silva garantiu dois títulos seguidos, ao vencer Rogério Dutra Silva e Rafael Garcia.

Henrique Cunha

Futures masculinos

Porto Alegre - 20/10

Henrique Cunha (BRA) v. Alexandre Bonatto (BRA) 4/2 e desistência

Porto Alegre - 27/10

Daniel Silva (BRA) v. Rodrigo Guidolin (BRA) 6/2 e 7/6(1)

Porto Alegre - 03/11

Júlio Silva (BRA) v. Rogério Silva (BRA) 7/6(5) e 6/1

Guarulhos - 10/11

Júlio Silva (BRA) v. Rafael Garcia (BRA) 6/4 e 6/1

Feijão de Novo Perto do Top 200

João Olavo Souza, o feijão, reencontrou os bons desempenhos nos torneios Challengers. na primeira semana de novembro, chegou às quartas em Guayaquil. Em seguida, foi às semifinais em Medellín. Com os resultados, o brasileiro subiu 29 posições e chegou ao número 206, muito próximo de seu melhor ranking, em 202º.

João Olavo Souza
#Q#
Ron C. Angle/BEimages Sports

ALGUÉM EMPRESTA UMA RAQUETE?

Radek Stepanek foi pego de surpresa em xangai. Com a desistência de Andy Roddick, teve a oportunidade de jogar o evento pela primeira vez e, de cara, enfrentou Roger federer. Com o equipamento preso no aeroporto, o tcheco precisou pedir raquetes emprestadas a Djokovic e meias a Andy Murray.

TAMIRA E LARRI SEPARADOS NOVAMENTE

No meio do ano, a austríaca tamira Paszek e o treinador Larri Passos resolveram voltar a trabalhar juntos. A jovem, que já havia treinado com o ex-técnico de Guga por dois anos, até 2007 (quando foi top 40), retomava a parceria em um momento em que não estava tendo bons resultados. Eles trabalharam até o fim desta temporada, porém a união voltou a se encerrar.

Tamira Paszek

BELLUCCI TROCA DE TÉCNICO

No fim de 2007, Thomaz Bellucci acertou parceria com o técnico Leonardo Azevedo. Durante esta temporada, o jovem subiu de produção e ingressou no Top 100. Apesar disso, a dupla não continuou junta. Sem grandes explicações, alegando apenas desgaste natural da relação, o tenista de tietê dispensou Azevedo e começará a trabalhar com o gaúcho João Zwetsh, ex-treinador de Flávio Saretta, que o levou ao Top 50.

Thomaz Bellucci
Da redação

Publicado em 5 de Dezembro de 2008 às 13:34


Quadras

Artigo publicado nesta revista