Felicidade australiana na América do Sul

Torneios dos Campeões da Copa Petrobras terminou com vitória do australiano Peter Luczak sobre o brasileiro Thomaz Bellucci


Oito tenistas, quatro top 100, um ilustre retorno, uma contusão e muita festa. Esses foram os principais ingredientes do Torneio dos Campeões, que reuniu - de 5 a 9 de novembro, em Santiago, Chile - os vencedores das etapas da Copa Petrobras de 2008 e mais quatro convidados. A competição atraiu grandes nomes do tênis sul-americano, como o paulista Thomaz Bellucci, o argentino Mariano Puerta e o chileno Nicolas Massú. Além deles, o ex-campeão de Roland Garros, o argentino Gaston Gaudio foi outra atração. Desde janeiro longe das quadras, o "Gato" chegou a falar em aposentadoria, mas resolveu tentar a sorte novamente no Chile.

Thomaz Bellucci
#Q#

Para receber estes convidados ilustres, os anfitriões foram os quatro campeões das etapas da Copa: o australiano Peter Luczak, campeão em Montevidéu; o chileno Paul Capdeville, vencedor de Aracaju; o brasileiro Marcos Daniel, tricampeão da etapa de Bogotá; e o argentino Martin Vassallo Arguello, que levou os títulos em Assunção e Buenos Aires.

Lutando por US$ 100 mil em prêmios, os oito foram divididos em dois grupos, em sistema muito parecido com o da Masters Cup de Xangai. O melhor de cada chave passou direto à decisão. Pelo grupo A, se enfrentaram Luczak, Massú, Gaudio e Daniel. No B, os rivais eram Bellucci, Arguello, Puerta e Capdeville.

fotos: César Pincheira
Nicolas Massú

A participação brasileira começou logo no primeiro dia com situações opostas para os dois representantes nacionais. Enquanto Bellucci virou para cima de Arguello, vencendo no tiebreak do terceiro set, Daniel sucumbiu diante de Massú, ex-número nove do mundo. O campeão olímpico, que tenta reencontrar a boa forma, dominou a partida, com direito a "pneu" na primeira parcial.

A derrota do gaúcho, porém, seria justificada mais tarde, quando, antes da segunda partida, ele anunciou sua desistência da competição. "Pensei que fosse uma coisa passageira. Mas, com a realização do exame, foi confirmada uma contratura muscular nas costas. Lamentavelmente, tenho que me retirar novamente de um torneio", anunciou Daniel, que nas últimas semanas já havia abandonado em Cali e Aracaju.

Marcos Daniel

Sem o gaúcho, o caminho para Bellucci e Luczak ficou mais tranqüilo. Na fase de grupos, o australiano bateu seus três adversários: Gaudio (que, em sua tentativa de volta, venceu apenas um set), Massú e Adrian Garcia (chileno, que herdou a vaga de Daniel). No outro grupo, o brasileiro também foi arrasador e venceu as três primeiras partidas. Após o susto inicial contra Arguello, o jovem de Tietê arrasou Puerta e Capdeville.

César Pincheira
Gaston Gaudio

Na final, Luczak, único tenista não sul-americano do evento, surpreendeu Bellucci. A partida foi uma das melhores do torneio, com o australiano aplicando a virada sobre o garoto que é uma das grandes esperanças do tênis brasileiro nas últimas temporadas. O título consagrou o giro de Luczak pela América do Sul. "Antes de vir, estava há quatro meses sem jogar. A idéia era justamente recomeçar minha carreira e penso que obtive sucesso", comemorou o campeão.

Na cerimônia de premiação, o descontraído australiano apareceu com uma camisa da seleção chilena de futebol, fazendo a alegria da torcida. Com US$ 25 mil, volta para casa entre os 160 melhores do mundo e pretende retornar em 2009, quando tentará voltar ao top 100.

Resultados da Copa Petrobras Torneios dos Campeões

Quarta-feira - 5/nov

Paul Capdeville (CHI) v. Mariano Puerta (ARG) 6/7(8), 6/3 e 6/2
Thomaz Bellucci (BRA) v. Martin Vassallo Arguello (ARG) 1/6, 6/0 e 7/6(2)
Nicolas Massú (CHI) v. Marcos Daniel (BRA) 6/0 e 6/4

Quinta-feira - 6/nov

Peter Luczak (AUS) v. Gaston Gaudio (ARG) 6/1 e 6/2
Thomaz Bellucci (BRA) v. Mariano Puerta (ARG) 6/1 e 6/3
Martin Vassallo Arguello (ARG) v. Paul Capdeville (CHI) 6/4 e 6/0

Sexta-feira - 7/nov

Martin Vassallo Arguello (ARG) v. Mariano Puerta (ARG) 6/4 e 6/3
Adrian Garcia (CHI) v. Gaston Gaudio (ARG) 6/2 e 6/3
Peter Luczak (AUS) v. Nicolas Massú (CHI) 7/5 e 6/1

Sábado - 8/nov

Thomaz Bellucci (BRA) v. Paul Capdeville (CHI) 6/3 e 6/2
Peter Luczak (AUS) v. Adrian Garcia (CHI) 6/4 e 6/3
Nicolas Massú (CHI) v. Gaston Gaudio (ARG) 7/6(1), 1/6 e 6/4

Domingo - 9/nov

Final - Peter Luczak (AUS) v. Thomaz Bellucci (BRA) 2/6, 6/4 e 6/0

José Eduardo Aguiar

Publicado em 5 de Dezembro de 2008 às 16:27


Torneio

Artigo publicado nesta revista