Como profissional

Quatro dicas para deslizar e cortar no saibro

Durante o jogo, golpe vai lhe ajudar a passar da defesa para o ataque


Com o início da temporada de saibro, é possível que você tenha vontade de jogar na superfície terrosa ou, até mesmo, que este já seja o tipo de piso no qual costuma jogar. Independemente disso, há uma jogada típica que, se bem executada, pode fazer com que o tenista conquiste pontos importantes, seja em um treino ou em uma partida de campeonato. Abaixo, separamos o passo-a-passo para que você coloque em prática o slice deslizante de backhand:

1. Para deslizar para um slice de backhand, você precisa seguir a bola cuidadosamente e construir a inércia antes de começar a derrapar. Quando você vai em direção ao golpe numa quadra rápida, firma o pé da frente onde o contato será. Ao deslizar no saibro, é diferente. Você precisa aprender a firmar o pé um pouco antes do usual, assim deslizará para a bola, sem passar dela. Tenha sua raquete posicionada, mantenha os olhos na bola enquanto se move e fique na ponta dos pés. Seu peso precisa estar indo em direção ao golpe. É impossível deslizar se seu peso estiver nos calcanhares.

2. Quando você se aproximar da bola, firme seu pé esquerdo (direito para os canhotos) e prepare-se para se impulsionar para a frente. Fique com os joelhos relaxados e com os pés leves. A base do pé (não o calcanhar) que está deslizando deve alcançar o chão primeiro. Se você puser o calcanhar com força no chão, vai afundar o saibro e não vai derrapar muito longe. Você quer direcionar o pé com os dedos e pousá-lo sobre a terra suavemente. Mantenha a raquete armada.

3. Quando sua perna da frente desliza para frente, a perna de trás deve deslizar também. Mantenha suas pernas flexionadas e o dedão de trás apontando para o chão, assim seu pé pode se arrastar. O espaço entre seus pés será maior do que o normal para outros golpes, mas não se preocupe. Sua perna de trás vai diminuir esse espaço assim que a perna da frente parar de derrapar. O que quer que você faça, não lute contra o deslizamento. Muitos iniciantes se inclinam para trás quando começam a deslizar, pois eles acham que vão cair. Se você for para trás, vai parar cedo demais ou bater um slice fraco e sem equilíbrio.

4. Você deve estar quase parando quando fizer contato com a bola. Em um slice deslizante, é importante usar a mão não dominante (esquerda para os destros) para manter o equilíbrio. Enquanto sua raquete corta a bola e vai na direção do alvo, seu outro braço deve fazer o movimento para trás simultaneamente. Isso impedirá que você tropece e dará mais potência e efeito ao seu golpe. Assim que seu movimento terminar, rapidamente retorne para a posição.

Katrina Adams

Publicado em 12 de Abril de 2016 às 17:45


Notícias