Copa Davis

Thiem perde para 163 do mundo, mas Áustria vence confronto e sobe na Davis

Com o triunfo, país do top 5 alcançou os playoffs do Grupo Mundial


Thiem foi surpreendido pelo jovem Ruusuvuori (Foto: Divulgação/Davis Cup)

Dominic Thiem (5º) foi surpreendido no Grupo I da Copa Davis. Ele perdeu em sets diretos para Emil Ruusuvuori (163º), jovem de 20 anos em ascensão no circuito masculino. As parciais foram de 6/3 e 6/2 para o finlandês, em 1 hora e 10 minutos. 

Leia mais:

Monteiro vence e confirma vaga do Brasil nos playoffs do Grupo Mundial na Davis

Federer, Nadal e Djokovic confirmam presença na ATP Cup, novo mega evento entre países

Apesar da derrota de seu principal jogador, a Áustria conseguiu a vitória no confronto contra a Finlândia, garantindo a vaga nos playoffs do Grupo Mundial. O triunfo foi confirmado no duelo 5, com Dennis Novak (122º) vencendo Harri Heliovaara (716º) de virada: 3/6, 6/3 e 7/6(5).

Agora, a equipe de Thiem terá, em fevereiro, a chance de jogar os playoffs que levarão à fase final da competição de países. Os finlandeses, por sua vez, seguem nas divisões inferiores da Davis.

Sem estrelas, Suíça perde e segue longe do Grupo Mundial

Quem sonha em ver Roger Federer (3º) disputando a fase final da Copa Davis em seu novo formato terá que esperar, pelo menos, até 2021. Isso porque, sem ele e Stan Wawrinka (19º), a equipe da Suíça perdeu para a Eslováquia e deu adeus às chances de disputar os playoffs para tentar as finais em 2020.

O duelo foi finalizado em 3x1, após Norbert Gombos (117º) superar Henri Laaksonen (110º) no jogo 4. As parciais foram de 6/1 e 6/1, em 51 minutos. Antes disso, os eslovacos já haviam levado a melhor nas duplas, com Polasek/Zelenay batendo Kym/Laaksonen em diretos: duplo 6/3.

Agora, o sonho dos organizadores de verem Federer em ação na fase final de Madri se reduz bastante, já que a Suíça só terá chances de tentar a vaga em 2021, quando o Maestro já estará com 40 anos.

Confira os resultados finais do Grupo I da Europa/África na Davis:

Eslováquia 3 x 1 Suíça

Áustria 3 x 2 Finlândia

Suécia 3 x 1 Israel

Belarus 3 x 2 Portugal

Bósnia 0 x 2 República Tcheca (em andamento)

Hungria 1 x 1 Ucrânia (em andamento)

Da redação

Publicado em 14 de Setembro de 2019 às 23:37


Notícias Dominic Thiem Copa Davis Davis Cup