Em duelo de gerações, sérvio tenta igualar marca de Federer, enquanto jovem tcheco busca primeiro troféu de ATP com título do Miami Open
A final do Miami Open 2025, marcada para este domingo (3), terá um confronto histórico entre duas gerações do Tênis mundial. De um lado, o sérvio Novak Djokovic, de 37 anos, busca o 100º título na carreira, feito alcançado por poucos na história do esporte. Do outro, o jovem tcheco Jakub Mensik, com apenas 19 anos, que surpreendeu ao chegar para a disputa da primeira final de Masters 1000.
Djokovic garantiu a vaga na final ao derrotar o búlgaro Grigor Dimitrov por 6/2 e 6/3 na semifinal, em jogo acompanhado por estrelas como Lionel Messi. Antes, o sérvio havia vencido Sebastian Korda (USA) nas quartas, e Lorenzo Musetti (ITA) nas oitavas.
Mensik, por sua vez, assegurou a posição na final ao vencer em uma partida acirrada o americano Taylor Fritz, atual número 4 do ranking da ATP, com parciais de 7/6(4), 4/6 e 7/6(4). Atualmente ocupando a 54ª posição no ranking da ATP, Jakub já demonstrava potencial desde sua estreia profissional em 2022, e sua performance em Miami confirma sua ascensão no circuito - além de Fritz, o tcheco teve vitórias contra o francês Fils e o conterrâneo Machac.
Curiosamente, a trajetória de Djokovic rumo ao 100º título apresenta semelhanças notáveis com a de Roger Federer. Ambos, aos 37 anos, enfrentaram na final de seus respectivos torneios jovens talentos nascidos no ano de sua estreia profissional e que os têm como ídolos.
No caso do suíço, Federer conquistou o título de número 100 em Dubai, no ano de 2019, contra o tenista grego Stefanos Tsitsipas. Roger encerrou a carreira com 103 títulos de ATP, além de ser o segundo na lista de tenistas que mais tempo passaram na liderança do ranking.
Djokovic terá a possibilidade de igualar a marca de Federer, acumulando fatos a uma carreira bastante recheada - é o líder do mesmo ranking que Federer, acumulando 428 semanas na primeira posição.
A decisão entre experiência e juventude promete ser emocionante, com Djokovic tentando consolidar ainda mais sua lenda no Tênis. Já para Mensik, a missão é iniciar a própria história de sucesso no esporte - o tcheco ainda busca o primeiro título do circuito.
Em 2023 o tcheco venceu o Aberto de Sparta Praga, o primeiro título de Challenger da carreira. Na ocasião, Menskik se tornou o tenista mais jovem da história da República Tcheca a vencer um Challenger. Em 2024, durante o Aberto da Austrália, ele venceu o canadense Shapovalov para avançar no ranking da ATP.
A disputa entre Djokovic e Mensik está programada para às 16h00 de Brasília neste domingo (29).
Redação
Publicado em 29/03/2025, às 21h27
+lidas