Stan Wawrinka
Nome CompletoStanislas Wawrinka
Também conhecido comoWawrinka
Data Nascimento28/03/1985
39 anos, 8 meses
Local NascimentoLausana, Suíça
Site Oficial Stan Wawrinka
Facebook Oficial Stan Wawrinka
Twitter Oficial Stan Wawrinka
Instagram Oficial Stan Wawrinka
Wikipedia Stan Wawrinka

Wawrinka saiu da sombra do Big Four para conquistar três títulos de Grand Slam

Jogar no atual circuito de tênis já não é tarefa simples; as quadras do mundo foram dominadas pelos quatro principais nomes, o chamado Big Four. Se for suíço, então, pior ainda. A sombra de Roger Federer, considerado um dos maiores nomes da história do esporte, sempre estará presente.

Leia mais:
Confira a biografia dos principais tenistas do mundo

Ainda assim, Stan Wawrinka vem construindo sua reputação na modalidade. E, em 2015, se consolidou na quarta posição do ranking mundial, aproveitando-se do mau momento vivido pelo espanhol Rafael Nadal.

Início

O começo de Wawrinka foi em 2002, aos 17 anos, quando o suíço se tornou profissional. Seu primeiro título, no entanto, aconteceu apenas em 2006, na Croácia. E, na primeira consagração, conseguiu uma vitória sobre um dos melhores do mundo: a final foi contra Novak Djokovic. O oponente abandou a partida por fadiga. Naquele ano, o suíço já havia conseguido alcançar a 29ª posição do ranking mundial.

Top 10

Foi a partir de 2008 que Wawrinka começou a se estabelecer entre os grandes tenistas da atualidade. Ele chegou no Top 10 nesse ano, mas foi em Pequim que ele conseguiu a primeira grande consagração.

Ao lado de Roger Federer, o tenista formou uma dupla imbatível nos Jogos Olímpicos de Pequim. Na semifinal, eles deixaram para trás a badalada dupla dos irmãos Bryan, considerada a melhor do mundo. Assim, conquistaram uma medalha de ouro para a Suíça.

Consagração

Wawrinka teve duas temporadas em altíssimo nível, em 2014 e 2015. Como resultado, chegou à terceira posição do ranking mundial e se estabeleceu em quarto, deixando o grupo do Big Four para trás.

Essa consagração começou logo no início de 2014, quando ele conquistou seu primeiro Grand Slam, no Australian Open. A conquista ficou marcada por uma dura disputa com Djokovic nas quartas de final, em partida em que o último set ficou em 9-7 para o suíço. Tomáš Berdych, na semifinal, e Rafael Nadal, na final, também ficaram atrás do suíço.

Depois, a temporada de Wawrinka ainda teria a coroação de um Masters 1000, em Monte Carlo. E a final do torneio colocou em quadra os dois amigos compatriotas; o suíço bateu Roger Federer na decisão.

Em 2015, mais títulos para a conta de Wawrinka. Mais quatro, para ser preciso. O suíço ganhou mais um Grand Slam, mas dessa vez no saibro de Paris, em Roland Garros. Antes, no Australian Open, ele não conseguiu defender o título porque Djokovic obteve sua vingança na semifinal.

Em Roland Garros, mais um encontro entre o servo e o suíço, com mais uma vitória para Wawrinka. Durante a campanha, ele também voltou a derrotar Roger Federer, além de ter deixado para trás o francês Tsonga.

Curiosidades

Algumas curiosidades cercam Wawrinka, a começar pelo próprio nome do tenista. Em 2014, ele pediu à ATP que fizessem o uso do apelido Stan em jogos e eventos. O incômodo do jogador era com o nome extenso: Stanislas Wawrinka.

Sua família tem como grande dedicação a assistência social. Seu pai é dono de uma fazenda na suíça, e ele abriu o espaço para que sua mulher, uma educadora, pudesse receber pessoas com dependência química ou com depressão.

Em 2015, Wawrinka se juntou ao time de Agnieszka Radwanska e Venus Williams e se tornou mais um tenista a posar nu para a revista Magazine Body Issue.