ATP Tour

Stats: Confira as melhores estatísticas da década

A pesquisa foi realizada pela ATP


Novak Djokovic

Foto: Divulgação

Em 4 de janeiro de 2010, quando os primeiros rankings da ATP desta década foram iniciados, Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic estavam no topo da lista. No final desta década, Nadal é o número 1, Djokovic é o número 2 e Federer é o número 3. Dez anos se passaram e os três grandes ainda estão no topo.

Leia mais 

+  ATP anuncia premiações para 2020 e calendário de 2021

+ Veja a biografia de Fabio Fognini  

O trio se uniu e juntos ganharam 183 títulos em nível de turnê na última década, incluindo 33 campeonatos de Grand Slam. Portanto, não é surpresa que eles tenham conquistado a maior porcentagem de vitórias dos anos 2010.

Semanas no Mundo No. 1

Dois jogadores alcançaram o primeiro lugar no ranking da ATP pela primeira vez nesta década - Djokovic e Andy Murray. Djokovic terminaria no topo da classificação no final do ano cinco vezes, o maior número de jogadores dos anos 2010.

O sérvio ocupou o primeiro lugar nos últimos 10 anos por 28 semanas a mais do que o resto dos quatro grandes juntos.

Novak Djokovic 275

Rafael Nadal 158

Roger Federer 48

Andy Murray 41

Games de devolução ganhos

Nadal e Djokovic dominaram o retorno na última década, vencendo uma taxa mais alta de jogos de retorno do que qualquer outra pessoa no ATP Tour. Eles também provaram embreagem com suas chances de break point. O espanhol converteu 45,2% de suas oportunidades, enquanto o sérvio aproveitou 44,7% de seus pontos de ruptura.

Rafael Nadal 34%

Novak Djokovic 33.6%

Da redação

Publicado em 27 de Dezembro de 2019 às 21:00


Notícias Stats Década