Andy Murray
Nome CompletoAndrew Barron Murray
Também conhecido comoMurray
Data Nascimento15/05/1987
37 anos, 8 meses
Local NascimentoDunblane, Escócia
Site Oficial Andy Murray
Facebook Oficial Andy Murray
Twitter Oficial Andy Murray
Wikipedia Andy Murray

Um dos mais aguerridos tenistas da história, Murray brilhou entre gigantes e foi número #1 do mundo e bicampeão olímpico

Andy Murray é um dos maiores atletas da história do Reino Unido. Nas quadras de tênis, o escocês atingiu méritos semelhantes apenas às vitórias da lenda Fred Perry, com a diferença que Perry triunfou na distante década de 1930.

Leia mais:
Confira a biografia dos principais tenistas do mundo

Não foram poucas as vitórias de Murray. O britânico é o quinto maior vencedor de Masters 1000, ao lado de Pete Sampras. Em Grand Slam, Murray triunfou no US Open e Wimbledon. E, para fechar a sala de troféus, ele foi ouro olímpico em 2012, nos Jogos de Londres.

Início

Andy Murray nasceu em uma família de esportistas. Seu avô materno, Roy Erskine, foi jogador de futebol. Sua mãe, Judy Murray, é treinadora de tênis e, atualmente, é a capitã do time britânico da Fed Cup. Seu irmão mais velho, Jamie Murray, também é tenista profissional, ainda que a especialidade seja duplas, diferentemente do nome mais famoso da família.

Logo em 2005, ainda com 17 anos, Murray teve seus primeiros destaques. Mesmo muito jovem, foi convocado para a Copa Davis e, em Wimbledon, chegou à terceira rodada do torneio.

Mas foi em um ATP 250 que ele conseguiu sua primeira final como profissional. No aberto da Tailândia, ele perdeu a decisão para Roger Federer. O suíço voltou a enfrentar Murray dois anos depois e se envolveu em polêmica ao afirmar que o britânico não havia evoluído em nada. Depois, ele se justificou e colocou o companheiro ainda mais em evidência: “Eu sempre disse que o Murray era um dos mais talentosos do grupo de jovens. Até mais do que o Djokovic para ser honesto”.

Murray terminou 2005 entre os 100 melhores tenistas do mundo, e sua posição não iria parar de subir. Ao fim de 2007, ele já estava no Top 15.

Big Four

Em 2008, começou a era do Big Four do tênis mundial. O nome foi dado ao domínio que quatro tenistas tiveram por alguns anos. Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e, finalmente, Andy Murray compõem o time.

Nesse ano, Murray alcançou as quartas de final de Wimbledon pela primeira vez, sendo derrotado por Nadal. Pouco tempo depois, conquistou seu primeiro Masters 1000, em Cincinatti, com vitória sob Djokovic. Depois, recolocou um nome britânico em uma final de Grand Slam após uma década; ele perdeu para Federer o título do US Open. Com mais um Masters 1000, dessa vez em Madrid, Murray encerrou a temporada na quarta posição, consolidando o Big Four.

O bom momento seria mantido nos anos seguintes. Em 2009, por exemplo, Murray conquistou seis títulos e chegou pela primeira vez à segunda colocação do ranking mundial.

Ouro

Os anos 2012 e 2013 foram os responsáveis pelos grandes momentos de Murray nas quadras. O primeiro foi em Londres, nos Jogos Olímpicos. O tenista se tornou o primeiro britânico a levar uma medalha de ouro na modalidade desde Josiah Ritchei, em 1908. Ele ainda conseguiu uma prata olímpica jogando ao lado de Laura Robson o torneio de duplas mistas.

Depois, finalmente conseguiu levantar um Grand Slam na carreira, o US Open. Ele derrotou o servo Djokovic na final e colocou o tênis britânico em evidência após décadas. A decisão envolveu o mais longo tie brake da história das finais das quadras de Nova York.

Em 2013, mais um grande triunfo na Inglaterra. Novamente em cima de Djokovic, Murray se consagrou nas gramas de Wimbledon, tornando-se o primeiro britânico campeão do torneio desde Fred Perry, em 1936.