Australian Open
Tcheca e japonesa já conquistaram Slams, mas nunca em Melbourne
Fotos: Reprodução Twitter/Australian Open
Na manhã do próximo sábado, Naomi Osaka (4ª) e Petra Kvitova (6ª) entrarão em quadra para decidir o Australian Open. As duas não são novatas em decisão de Slams, e inclusive já têm títulos desta categoria. Mas algo novo aparecerá na vida de uma das duas.
Leia mais:
+ Com direito a pneu, Kvitova supera Collins e chega à final do Australian Open pela 1ª vez
+ Osaka bate Pliskova, garante vaga na final e enfrenta Kvitova pelo título do Australian Open
Quem sair da Rod Laver Arena com o troféu terá a honra de, pela primeira vez na carreira, ser também a número 1 do mundo. A tcheca já chegou perto do topo, sendo a 2ª na lista da WTA. A japonesa, por sua vez, tem no atual 4º lugar seu melhor desempenho.
De qualquer forma, Osaka terá seu ranking mais alto na próxima atualização, já que, mesmo perdendo a final, estará no top 2, junto com Kvitova.
Confira abaixo alguns destaques das campanhas das duas finalistas, que prometem um grande duelo na luta pelo título.
Naomi Osaka
Reprodução Twitter/Australian Open
A japonesa surpreendeu o mundo ao ser campeã do US Open no ano passado, batendo Serena Williams na decisão. Agora, já estabelecida no top 5, não dá para dizer que Osaka é uma surpresa. Ainda assim, ela tenta alguns feitos importantes.
Um deles é ser a primeira mulher, desde Serena, a vencer dois Slams consecutivos. A norte-americana ganhou 4 entre 2014 e 2015. Uma marca que ela já igualou é a de Jennifer Capriati, última jogadora a atingir a final de um Major logo após ser campeã pela primeira vez.
Forehand on fire 🔥@Naomi_Osaka_
— #AusOpen (@AustralianOpen) 24 de janeiro de 2019
📹: @Channel9 #AusOpen pic.twitter.com/zMn8Nlta6z
Mas a campanha não foi tão tranquila para Naomi. Ela começou com vitórias tranquilas sobre a polonesa Magda Linette e sobre a eslovena Tamara Zidansek. Depois, porém, sofreu. Na terceira rodada, diante de Su-Wei Hsieh, e nas oitavas, contra Anastasija Sevastova, a japonesa saiu atrás e precisou virar.
Nas quartas e na semi, diante de companheiras de top 10, Elina Svitolina e Karolina Pliskova, Osaka foi firme para vencer e alcançar sua primeira final em Melbourne.
Confira os melhores momentos da semifinal de Naomi Osaka:
Petra Kvitova
A tcheca Petra Kvitova vive um 2019 iluminado até aqui. Campeã do Premier de Sydney, na semana anterior ao Australian Open, a número 6 do mundo vem muito firme no primeiro Slam do ano.
Ao longo de suas seis partidas, ela não deixou um set sequer pelo caminho. Empilhou vitórias tranquilas sobre Magdalena Rybarikova, Irina-Camelia Begu, Belinda Bencic, Amanda Anisimova, Ashleigh Barty e Danielle Collins.
Drop shot ➡️ lob ➡️ smash
— #AusOpen (@AustralianOpen) 24 de janeiro de 2019
Brilliant point from @Petra_Kvitova #AusOpen | @Channel9 pic.twitter.com/rnQ3iGkCrn
Petra busca seu terceiro Grand Slam, e o primeiro fora de Wimbledon, onde ela é bicampeã (2011 e 2014). Esta é também sua primeira final de Major fora da grama.
A julgar por seu desempenho recente em decisões, Kvitova pode ficar confiante. Ela ganhou as últimas oito finais que disputou. Se conquistar o nono, ainda conseguirá algo pelo qual ela briga desde que se firmou entre as tops do circuito: a liderança do ranking.
Confira os melhores momentos da semifinal de Petra Kvitova:
Primeiro duelo
Osaka e Kvitova nunca se enfrentaram no circuito da WTA. Este será o primeiro confronto, e logo em uma decisão de Grand Slam.
Publicado em 24 de Janeiro de 2019 às 13:30