Australian Open

Osaka bate Pliskova, garante vaga na final e enfrenta Kvitova pelo título do Australian Open

Aos 21 anos, japonesa busca seu segundo título seguido em Slams


Reprodução Twitter/Australian Open

Naomi Osaka, número 4 do mundo, está garantida na final do Australian Open. Ela superou a tcheca Karolina Pliskova (8ª) por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 4/6 e 6/4, em 1 hora e 53 minutos, carimbando seu lugar na decisão do primeiro Slam do ano.

Leia mais:

Herbert/Mahut vão à final do Australian Open e desafiam Kontinen/Peers, campeões de 2017

Djokovic avança no Australian Open após desistência de Nishikori e desafia Pouille na semi

Com a vaga na finalíssima, a asiática segue atrás de seu segundo título seguido em Grand Slams, já que levou também o US Open, em setembro de 2018.

A última vez que uma tenista venceu dois Majors consecutivos aconteceu em 2015, quando Serena Williams levantou o troféu em Roland Garros e Wimbledon (ao todo, a norte-americana chegou a quatro Slams seguidos, pois também havia levado US Open em 2014, e o Australian em 2015).

Na final, a rival de Osaka será a tcheca Petra Kvitova (6ª), que superou a norte-americana Danielle Collins (35ª) com parciais de 7/6(2) e 6/0. Este será o primeiro duelo entre elas no circuito.

O jogo

O primeiro set começou melhor para a japonesa. No terceiro game, ela aproveitou um dos três break points que teve e abriu vantagem. Firme no saque, ela seguiu colocando pressão.

E uma nova quebra veio no sétimo game, com dupla-falta de Pliskova no break point. Confirmando na sequência, Osaka definiu a parcial: 6/2.

E o segundo set já começou com a japonesa em vantagem, quebrando o serviço de Karolina e colocando pressão na europeia. Porém, a tcheca não se abateu e devolveu logo na sequência, empatando em 1/1.

Reprodução Twitter/WTA

As duas calibraram melhor seus saques e as quebras pararam de acontecer. Pliskova teve chance no oitavo game, mas Naomi se salvou, empatando em 4/4. Porém, na sequência, não teve jeito. Quando recebia em 5/4, a tcheca conquistou a quebra necessária para fechar em 6/4.

No terceiro, Osaka começou nas cordas, precisando salvar break points logo no segundo game. De qualquer forma, ela conseguiu e deixou a parcial ainda igual. Para melhorar sua situação, quebrou na sequência, abrindo 2/1.

Potente no saque (foram 15 aces ao longo do jogo), Naomi não deixou a tcheca recuperar a desvantagem. Manteve seus games e definiu o triunfo e a classificação: 6/4.

Briga pelo topo do ranking

A final entre Osaka e Kvitova ainda terá um componente extra. Quem se sagrar campeã na Rod Laver Arena, na manhã do próximo sábado, chegará também ao posto de número 1 do mundo. Ambas nunca estiveram nesta posição. A tcheca já chegou a ser 2, enquanto a japonesa tem o atual posto de número 4 como melhor da carreira.

Da redação

Publicado em 24 de Janeiro de 2019 às 05:07


Notícias Pliskova Osaka AusOpen Australian Open