Quadra laranja? Bola verde?

Já é possível ver os resultados do programa Play and Stay com suas bolas mais lentas e quadras menores


A CONFERÊNCIA MUNDIAL DE TREINADORES DE TÊNIS da ITF, cujo tema foi "O Desenvolvimento de Longo Prazo do Tenista de Alta Performance", foi realizada em Port Ghalib, Egito, entre 20 e 24 de novembro, com a presença de 20 treinadores brasileiros. O resumo do evento foi preparado pelo diretor do departamento de Capacitação da CBT, César Kist, e das 30 palestras, pelo menos oito tratavam do tênis jogado com bolas vermelha, laranja e verde.

Que as bolas lentas facilitam o aprendizado de adultos e crianças, não resta mais dúvida. O que se viu nessa conferência foi que as bolas lentas e as quadras proporcionais são reconhecidamente favoráveis ao desenvolvimento de longo prazo dos tenistas de alta performance, em estudos feitos desde o início de sua utilização mundial em 2008.

VANTAGENS DA QUADRA LARANJA
A bola verde é definitivamente uma bola oficializada pelas federações nacionais e foi aprovada para todas as competições mundiais que não profissionais. Para se ter uma ideia, a venda dessa bola nos Estados Unidos passou de 500 mil para 2 milhões de unidades no último ano.

Dentre as vantagens apontadas para as aulas na quadra laranja (um pouco menor que a quadra oficial), devemos destacar três:

1. O tempo médio de trajetória nas trocas de bola em torneios oficiais da ATP - ou seja, quanto tempo a bola demora para sair de uma raquete e chegar na raquete do adversário - é de 1,32 segundo. A quadra laranja é a que mais se aproxima deste tempo;

2. Vídeos mostrando posicionamento dos jogadores em quadra laranja - mais dentro da quadra - favorecem o estilo mais ofensivo de jogo no futuro;

3. Vídeos mostrando trocas de bola na quadra laranja e na quadra oficial apontam que a trajetória da quadra oficial é mais alta, e na laranja é mais plana, também estimulando o estilo mais ofensivo.

COMPETÊNCIA, NÃO IDADE
Outro ponto a ser destacado é a importância de usarmos os critérios de competência, e não de idade, para mudar de bolas. O adulto ou criança que começa com a bola vermelha, em quadra vermelha, só deve mudar para a laranja, e posteriormente para a verde, quando dominar o controle de direção, de altura e de profundidade em cada nível. Enquanto o tenista não conseguir trocar bolas, direcionar, neutralizar o adversário e finalizar o ponto, não deve mudar de cor de bola.

Para finalizar, foi ressaltada a importância dos jogos para o desenvolvimento técnico de crianças. Ou seja, é importante que elas joguem bastante, desde o início. Vamos para a quadra então.

Suzana Silva

Publicado em 12 de Dezembro de 2011 às 14:02


Juvenil/Capacitação

Artigo publicado nesta revista