Instrução juvenil

Cuidado para não tirar seu filho do esporte

As cinco principais coisas que os pais de jovens podem fazer para que seus filhos desistam do esporte


Os pais têm um enorme impacto em como seus filhos se sentem com o esporte. Não é fácil ser pai de um jovem esportista, pois só queremos o melhor para ele. Às vezes, as emoções podem sobressair assim como cruzar a barreira entre o papel de treinador e pai. Portanto, aqui vão as cinco principais coisas que os pais podem fazer para que seus filhos deixem de gostar do esporte.

1 - Forçá-los a jogar um esporte em particular

Muitos pais querem que seus filhos joguem certos esportes simplesmente por gostar deles. Vi muitas meninas sendo levadas a jogar futebol e odiando cada minuto, apenas por que seus pais amam o jogo. Espero que seu filho ame esportes tanto quanto você, mas é importante lembrar que seu filho é uma outra pessoa e não a chance de você reviver seus anos de glória. Você pode ter sido um grande jogador de futebol, porém talvez seu filho prefira jogar tênis ou outra coisa. É difícil amar os esportes quando você tem que jogar um que odeia porque seu pai ou mãe impõem. Não os force para um esporte de que eles não gostam. Se seu filho claramente gostar mais de um esporte, então deixe ele jogar.

2- Falar sobre isso o tempo todo

Alguns pais simplesmente não sabem quando desligar. Eles falarão sobre o que seus filhos devem fazer em suas partidas no carro, no supermercado, na mesa do jantar etc. Um aspecto importante sobre uma criança praticando esporte é que haja um equilíbrio saudável com outras atividades sobre as quais conversar. A criança deve ter hobbies e interesses diferentes (assim como seus pais) sobre os quais conversar. Encontre um equilíbrio, mas também aperte o botão “desligar” de vez em quando. Seu filho não precisa ouvir isso o tempo todo, pois, acredite ou não, eles são capazes de entender.

3 - Constranger seu filho quando você está na arquibancada

 Nenhuma criança no campo ou na quadra quer que sua mãe ou seu pai sejam “aquele” pai esportista. Você conhece o tipo: aquele que dá instruções, grita com os juízes ou com o oponente, discute com os outros pais e por aí vai. A maioria das crianças esportistas já se coloca pressão suficiente sobre si mesma, você não precisa colocar mais combustível ao dizer ao seu filho que ele está batendo como uma menina ou então gemer quando ele erra um voleio fácil.

4 - A forma como você os elogia ou apoia

Há o “demasiado” e o “pouco demais”. Algumas crianças podem não se incomodar, mas a maioria quer aprovação de seus pais e quer que eles se sintam orgulhosos. Ver um sorriso nos rostos na arquibancada pode fazer toda a diferença para um atleta jovem. Uma criança não quer olhar para seus pais e ver desaprovação por um golpe ruim, isso não ajuda ninguém. Além disso, a forma como você elogia tem grande influência no futuro deles. Assegure-se de ter uma abordagem em prol do crescimento de suas atitudes. Elogie seus esforços, não a recompensa ou o resultado. É necessário um bom equilíbrio.

5 - Comparar seus filhos com as outras crianças

A maioria das crianças querem que seus pais tenham orgulho delas. Você pode até não perceber que está fazendo isso, mas certifique-se de que não está comparando seu filho com seus coleguinhas de equipe muito frequentemente, pois isso pode começar a sugar a autoconfiança deles. Comentários como: “Você precisa ser como Paulo quando está sacando”, ou “Jéssica treina o tempo todo, é por isso que ela é melhor”, podem não parecer nocivos, mas, às vezes, podem sugerir que você não tem orgulho de seu próprio filho e do que ele alcançou. Não compare, todos nós temos uma personalidade própria com talentos, qualidades e defeitos diferentes. Além disso, lembre-se de elogiar seus esforços e atitude, e nem sempre o resultado.

www.tennisconsult.com

Allistair McCaw

Publicado em 13 de Abril de 2017 às 14:30


Notícias