Faz 21 anos amanhã

Beatriz Haddad Maia luta muito, mas perde para Vesnina em sua estreia no Aberto da França

Brasileira enfrentou de igual para igual a atual número 15 do mundo


 
Foi uma estreia melhor que o esperado. Beatriz Haddad Maia conseguiu domar a emoção de estrear em um Grand Slam e fez um jogo duro contra uma Top 15 do Ranking da WTA, a russa Elena Vesnina. A derrota de Bia por dois sets a um foi sofrida, mas certamente trará lições para a jovem brasileira, que completa 21 anos amanhã. O presente de aniversário não veio, mas certamente o orgulho de ter deixado seu melhor na quadra de saibro do Complexo de Roland Garros é um bom prêmio para a atual número 101 do mundo.
 
No primeiro set, muito nervosa, Bia demorou para entrar no jogo e, quando “piscou”, já perdia por 4-1, sendo quebrada no primeiro e no quinto games. Vesnina levou com tranquilidade a parcial e sacou no oitavo game para fechar a série em 6-2, em meia hora de disputa.
 
A brasileira sabia que precisava, pelo menos, entrar na quadra e jogar de verdade. E foi o que a paulistana fez. Com sua canhota afiada nos backhands, Bia quebrou o serviço de Vesnina no segundo game. Nos dois games seguintes, dificuldades para as tenistas confirmarem seus serviços: Bia teve dois breakpoints contrários no terceiro game e Vesnina simplesmente teve que lutar contra seis breakpoints. No fim das contas, ambas confirmaram seus serviços. 
E a segunda parcial seguiu sem quebras até o sétimo game, quando Vesnina atacou bastante o serviço de Haddad Maia e conseguiu uma quebra de saque sem grandes problemas. Quando as coisas pareciam estar fora de alcance para Bia, eis que ela devolve a quebra no game seguinte, sem perder nenhum ponto. Depois, foi apenas fechar o set em seu saque, igualando o placar. 6-3 para Bia, em 50 minutos.
 
No set decisivo, Vesnina fez prevalecer sua maior experiência e equilíbrio e, com duas quebras no quarto e no sexto games, colocou-se com 5-1 no placar. A brasileira começou então uma brilhante reação, devolvendo as duas quebras, nos sétimo e nono games. Bia então sacava com 4-5 para empatar a parcial final, mas não aguentou a pressão e concedeu a quebra de saque decisiva sem conseguir fazer nenhum ponto. Vesnina fechou em 6-4 o terceiro set, jogado em 53 minutos. 
Certamente Beatriz Haddad Maia sai triste de Roland Garros, mas com a cabeça erguida, pois fez um jogo muito bom contra uma das melhores tenistas do circuito feminino.
Por Rodrigo Soares

Publicado em 29 de Maio de 2017 às 16:39


Notícias