Maria Sharapova

Os 10 momentos mais marcantes da carreira de Sharapova

Russa que anunciou sua aposentadoria tem uma linda história no tênis


Foto: Divulgação/ Head Tennis

Infelizmente, Maria Sharapova deu adeus ao tênis na manhã desta quarta-feira (26). O anúncio veio por meio das redes sociais, de forma inesperada, sem jogo de despedida nem nada. Mas mesmo com a fase ruim que Sharapova estava passando com o esporte, a russa fez história no circuito profissional. Veja abaixo, os 10 momentos mais marcantes da incrível carreira de Maria Yuryevna Sharapova.

Leia mais 

+ Maria Sharapova se aposenta do tênis aos 32 anos

+ Djokovic vence 15ª seguida e está nas quartas em Dubai

1- Em 2003 já estava no Top #50 e conquistou o primeiro título

Maria Sharapova com seu primeiro troféu conquistado - Foto: Reprodução/ WTA Angels

Depois de dois anos já disputando com as maiores atletas do mundo, Sharapova com apenas 16 anos conquistou seu primeiro título. No dia 29/09/2003, a então garota que estava encantando o mundo venceu o WTA de Tóquio contra Anikó Kapros, da Húngria. As parciais da decisão foram 2/6 6/2 7/6.

2- O primeiro título de Grand Slam

 

Entre o tempo que conquistou seu primeiro título até a final de Wimbledon, mais dois títulos foram conquistados neste meio tempo. Em 2004, foi a 13ª cabeça de chave na competição, na qual até as quartas de finais, não perdeu nenhum set no Slam que acontece em Londres. Na final do torneio, a russa atropelou a principal favorita do torneio Serena Williams com parciais de 6/1 6/4.

3- Pela primeira vez número #1 do mundo em 2005

Maria Sharapova campeã de Indian Wells e número #1 do mundo - Foto: Divulgação/ WTA

Em 2005, com 18 anos, Sharapova assumiu pela primeira vez o posto de número 1 do ranking mundial. No total, esteve 21 semanas no topo da lista da WTA. Quem mais ficou na liderança do ranking foi Steffi Graf, com 377 semanas.

4- O segundo Grand Slam da carreira, US Open de 2006

Russa com seu segundo troféu de Grand Slam - Foto: Divulgação/ US Open

Já com 12 títulos conquistados desde 2003 e número #1 do mundo, Sharapova foi coroada com seu segundo Grand Slam da carreira. Usando uma roupa de gala preta com diamantes em alguns jogos noturnos, feita especialmente por um de seus patrocinadores, acabou fazendo um U.S Open impecável, tendo superado na semifinal a francesa Amélie Mauresmo pela primeira vez na sua carreira e passado por Justine Henin na final por 2 sets a 0, conquistando o seu segundo título de Grand Slam na carreira e o maior triunfo do ano. 

5- Campeã do WTA Finals em 2004

Finalistas do WTA Finals de 2004 - Foto: si.com

Coroando a belíssima temporada de 2004 (ano que venceu Wimbledon), Sharapova venceu o WTA Finals. O torneio foi disputado no Staples Center (Casa dos times da NBA Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers), e a russa venceu novamente na final Serena Williams, aplicando 4/6 6/2 6/4 na estadunidense.

6- Mais bem paga do mundo após contrato com a Nike

Foto: Divulgação/ Bola amarela

Em janeiro de 2010, a russa assinou um contrato com a Nike e se tornou a mais bem paga do mundo na época,  no valor de 70 milhões de dólares (cerca de 48 milhões de euros) durante oito anos.

7- Título do Australian Open em 2008

Foto: Divulgação/ Maria Sharapova Web Site

No primeiro Grand Slam do ano, o Aberto da Austrália, ela conquistou o título após vancer Ana Ivanović na final disputada em Melbourne, não perdeu nenhum set na competição a ainda passou pelas tenistas Lindsay Davenport na segunda rodada, e Justine Henin nas quartas de final.

8- Participou com seu país do título da Fed Cup em 2008

Foto: Divulgação

Ela participou da campanha de 2008, quando o país foi campeão ao vencer a Espanha na final. Entretanto, ela não estava presente na decisão. Mas a campanha foi perfeita com vitórias sobre as estadunidenses na semifinal. 

9- Bi-campeã de Roland Garros em 2012 e 2014

Foto: Divulgação/ Roland Garros

O último Grand Slam que faltava para completar todos era Roland Garros. Em dose dupla, a russa foi campeã em 2012 derrotando Sara Errani na final e em 2014 superou a romena Simona Halep na quadra Philippe Chatrier.

10- O adeus das quadras e torneios oficiais

Foto: Foto: John DONEGAN

A russa jogou somente duas partidas em 2020, com duas derrotas. A última partida de Maria Sharapova foi no dia 20 de janeiro de 2020, na Rod Laver Arena, mesmo local onde foi campeã em 2008. A russa foi superada por Donna Vékic em sets diretos na ocasião.

Por Pedro Castelo

Publicado em 27 de Fevereiro de 2020 às 12:05


Notícias Maria Sharapova Aposentadoria aposentadoria Maria Sharapova Melhores Momentos carreira de Maria Sharapova