Maria Sharapova
Nome CompletoMaria Yuryevna Sharapova (Мари́я Ю́рьевна Шара́пова)
Também conhecida comoSharapova
Data Nascimento19/04/1987
33 anos, 3 meses
Local NascimentoNyagan, Rússia
Site Oficial Maria Sharapova
Facebook Oficial Maria Sharapova
Twitter Oficial Maria Sharapova
Instagram Oficial Maria Sharapova
Wikipedia Maria Sharapova

Elegância em quadra e talento reconhecível ajudaram Sharapova a se tornar um dos maiores nomes do tênis em sua geração

Aos 14 anos, a russa Maria Yuryevna Sharapova, iniciou no tênis profissional. Os primeiros torneios foram nos Estados Unidos, país que morava desde 1994 quando veio da Rússia com seu pai. Sua mãe só pode ir dois anos depois, pois teve problemas com o visto e também financeiros. Sua altura de 1,88m, velocidade e grande repertório técnico sempre a tornaram uma adversária poderosa, porém a marca registrada de seu jogo é o espírito competitivo e o rigor mental. John McEnroe considera Sharapova “um dos melhores competidores na história do esporte'.

Leia mais:
Confira a biografia dos principais tenistas do mundo

Ao longo de sua carreira já ganhou mais de $30 milhões de dólares em prêmios. É, atualmente (2015), número 3 do ranking da WTA mas já foi número 1, ficando no total 21 semanas ocupando a posição. Foi a tenista mais jovem a chegar a uma final no Australian Open Junior Championship e em 2012 ganhou medalha de prata nas Olimpíadas de Londres. Já ganhou vários torneios do Grand Slam (Australian Open, French Open, US Open, Wimbledom) incluindo a final do torneio WTA (2004).

Além de tenista profissional e uma das atletas mais bem pagas do mundo, Sharapova também atua em outras áreas com grande sucesso. Fez diversos trabalhos como modelo, incluindo um ensaio para a Sports Illustrated Swimsuit Issue, um dos mais conhecidos no mundo dos esportes, e trabalhou com as marcas CANON, NIKE e a fabricante de raquetes PRINCE.

Nos negócios, tem uma coleção da NIKE com seu nome, de roupas e acessórios para tenistas, com a COLEN HAAN tem uma coleção de sapatos e acessórios fashionistas e uma linha de doces que se chama SUGARPOVA.

Em 2007 Maria Sharapova se tornou Embaixadora da Boa Vontade da ONU e doou 100 mil dólares para ajudar crianças que vivem em áreas afetadas pelo acidente na usina de Chernobil. Depois disso ela fundou a Maria Sharapova Foundation que dá bolsas de estudo a crianças da Bielorrússia. Parte das vendas dos doces da SUGARPOVA é doado para a Maria Sharapova Foundation.

Nas redes sociais sagrou-se o primeiro atleta tenista (masculino ou feminino) com mais de 14 milhões de seguidores no FACEBOOK.