US Open

Nadal vence batalha épica contra Medvedev e conquista o tetra no US Open

Espanhol quase desperdiçou grande vantagem, mas chegou ao título


Nadal sofreu, mas chegou ao 19º Slam da carreira (Foto: Reprodução Twitter/ATP)

Rafael Nadal (2º) sofreu, mas conquistou o tetra no US Open. Ele precisou de cinco sets para bater Daniil Medvedev (5º), após abrir 2 a 0. As parciais foram de 7/5, 6/3, 5/7, 4/6 e 6/4, em longas 4 horas e 51 minutos.

Leia mais:

+ Confira as principais notícias do US Open

Andreescu supera Serena e conquista primeiro Slam da carreira no US Open

US Open: Mundo do tênis parabeniza Andreescu pela conquista de seu 1° Grand Slam

Com a vitória, o espanhol alcança o 19º Slam da carreira, encostando em Roger Federer, recordista de troféus em simples masculino, com 20. Além disso, encerra grande trajetória nos Majors de 2019. Além do título no US Open, foi campeão em Roland Garros, vice no Australian Open e semifinalista em Wimbledon.

Para o russo, fica a evolução das últimas semanas, com o primeiro Masters 1000 conquistado, em Cincinnati, e o constante crescimento no ranking. Ele será 4 do mundo na próxima atualização da ATP, sua melhor marca. 

Medvedev ficou perto de virada histórica contra Nadal (Foto: Darren Carroll/USTA)

O jogo

O início de Nadal não foi dos melhores. Sem conseguir afundar a bola, viu seu serviço ser quebrado logo no terceiro game. Mostrando sua força mental, ele logo se recuperou e devolveu, empatando em 2/2. Depois disso, os dois se mantiveram bem nos saques, até o 12º game. No momento decisivo, o espanhol cresceu e conseguiu a vitória necessária para fechar em 7/5, evitando o tiebreak.

O triunfo deu confiança para o Touro Miúra, que voltou ainda mais solto para a segunda parcial. Ele teve quatro break points no quarto game, para abrir 3/1, mas não conseguiu. Ainda assim, não demorou e a quebra veio na sequência, para marcar 4/2. Depois disso, sem sofrer nos serviços, o número 2 do mundo definiu em 6/3 para encaminhar o troféu.

No terceiro set, o jogo parecia definido quando Nadal quebrou para fazer 3/2 e saque. Medvedev, contudo, não deixou de lutar e devolveu para empatar em 3/3. Crescendo, o russo foi muito bem na reta final e, no momento decisivo, repetiu o que Rafa havia feito no primeiro set: quebrou no 12º game e fez 7/5, forçando mais uma parcial.

Logo no segundo game do quarto, Daniil chegou a ter break point para fazer 2/0, mas o número 2 do mundo conseguiu salvar, confirmar o saque e levantar a torcida. O duelo seguiu bastante equilibrado, com longas trocas. Repetindo o roteiro da parcial anterior, Medvedev quebrou no game final para empatar em 2 a 2 e levar ao quinto.

No set decisivo, o início foi todo de Daniil, que confirmou o 1/0 e depois teve três break points. Nadal se salvou e voltou a crescer, quebrando no quinto game para fazer 3/2 e saque. Depois disso, ainda abriu 5/2, mas perdeu a primeira chance no serviço, permitindo a quebra com dupla-falta, após perder o primeiro saque por violação de tempo. No fim, conseguiu fechar em 6/4.

+ Confira as principais notícias sobre Rafael Nadal

Da redação

Publicado em 8 de Setembro de 2019 às 22:11


Notícias Rafael Nadal Daniil Medvedev US Open