Roland Garros

Nadal derrota Thiem, mantém reinado no saibro e conquista o 12ª título em Roland Garros

Espanhol levantou seu 18º troféu em torneios da série Grand Slam. Partida marcou 950ª vitória da carreira


Foto: Divulgação/ATP Tour 

Rafael Nadal se sagrou campeão do torneio de Roland Garros pela 12ª vez na carreira neste domingo (9). Espanhol de 33 anos, ele fez jus ao apelido de Rei do Saibro e derrotou o austríaco Dominic Thiem com o placar de 6/3, 5/7, 6/1 e 6/1 em 3h01 na final.

Com o troféu deste ano, Rafa soma o 3º título consecutivo em Paris, após as conquistas em 2018 (vitória sobre Thiem por 6/4, 6/3 e 6/2) e 2017 (triunfo contra Stan Wawrinka com parciais de 6/2, 6/3 e 6/1). Ele foi campeão também em 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014.

Leia mais:
Matheus Pucinelli é campeão juvenil de duplas em Roland Garros e repete Guga

Confira 5 curiosidades sobre a australiana Ashleigh Barty, campeã de Roland Garros

O resultado reafirmar o posto do tenista de Maiorca como grande tenista da história do saibro. Ao todo, são 58 conquistados no piso de terra batida. Além dos 12 em Paris, se destacam as 11 conquistas no Masters de Monte-Carlo e no ATP 500 de Barcelona, bem como os 9 canecos no Masters de Roma e os 5 no Masters de Madri. Em todos esses torneios Nadal é o maior vencedor da história.

Tenistas repetiram a final de 2018. Reprodução: Twitter/Roland Garros

O título também ajuda o espanhol a se distanciar do sérvio Novak Djokovic na lista que enumera os tenistas com maior número de troféus em Grand Slam. Agora com 18 conquistas, ele dispara na frente de Djokovic (que soma 15 conquistas) e fica perto de Roger Federer, líder isolado em simples masculino, com 20 troféus em Majors.

1º set: Thiem começa bem, mas leva virada

O jogo que reuniu o segundo e o quarto melhor tenista do planeta teve grandes jogadas do início ao fim. No primeiro set, Thiem começou intenso, contando com seu arsenal de jogadas, sobretudo o afiado backhand, para dificultar a vida de Rafa.

Com tal fórmula, Dominic foi o primeiro a alcançar uma quebra de saque, ainda no quinto game da partida. Nadal, entretanto, não só não desanimou como também aumentou o nível, vencendo assim os dois games seguintes e tomando as rédeas da parcial. No sétimo game, destaque para o break point que o canhoto precisou salvar antes de ampliar a vantagem e, na sequência, liquidar a parcial depois de 56 minutos.

Confira o grande ponto do primeiro set:

2º set: Consistente e letal, Thiem aproveita erros de Nadal para igualar o placar

Na volta à quadra para a segunda parcial o que se viu foram dois tenistas com grande desempenho no saque. Ao longo de toda a etapa, apenas uma quebra. No décimo segundo game, Thiem aproveitou uma sequência de três erros não-forçados cometidos por Nadal para empatar o placar.

O resultado garantiu a Dominic seu primeiro set vencido contra Rafa em todos os seus confrontos contra o rival em Roland Garros. Além da boa consistência, destacou-se também o serviço do tenista de 25 anos, que venceu 80% de suas 20 bolas disputadas com seu primeiro serviço e 88% das jogadas com o segundo. Ele disparou também 4 aces e venceu todas as suas cinco jogadas junto à rede.

Thiem sacou bem e teve grandes pontos na rede no segundo set. Reprodução: Twitter/Roland Garros

3º set: Rafa volta motivado e amplia vantagem

Logo após o empate conquistado por Thiem, Nadal aproveitou o tempo de descanso para ir ao vestiário, onde fez uma longa pausa.

De lá, ele voltou arrasador, ao ponto de não perder pontos em seu saque e provocar uma grande quantidade de erros para o adversário. Com 16 de 17 pontos vencidos, ele rapidamente abriu um impressionante 4 a 0.

Thiem até descontou, confirmando enfim seu saque. Mas já era tarde. Rafa, que agora brilhava na rede, onde venceu todas suas cinco jogadas na parcial, administrou o placar e tomou a frente na disputa sem maiores dificuldades.

4º set: Bem mentalmente, Rafa fecha o placar

Nadal conquistou a 950ª vitória da carreira. Reprodução: Twitter/ATP Tour

O bom momento de Rafa continuou no quarto e decisivo set. Bem mentalmente e com grande volume de jogo, ele abriu 2 a 0 de forma ligeira.

Thiem voltou para o jogo e teve duas chances de quebra no terceiro game, ambas salvar por Nadal. O vice-líder do ranking da ATP então apostou no voleio como tática, venceu dois pontos extremamente importantes e aumentou o placar para 3 a 0.

Cada vez mais perto de confirmar seu título de Rei do Saibro, Nadal seguiu brilhando no saibro da quadra Philippe Chatrier. Apesar das tentativas do oponente, ele soube manter a intensidade para conquistar o troféu em Roland Garros naquela que foi a 950ª vitória de sua carreira.

Leia mais:

Confira as principais notícias de Roland Garros

Confira as principais notícias sobre Rafael Nadal

Da redação

Publicado em 9 de Junho de 2019 às 13:13


Notícias Rafael Nadal Dominic Thiem Roland Garros