Roland Garros

Confira 5 curiosidades sobre a australiana Ashleigh Barty, campeã de Roland Garros

Tenista de 23 anos chegará ao posto de número 2 do mundo com o troféu


Barty conquistou o 1º Slam de simples da carreira (Foto: Corinne Dubreuil/FFT)

Ashleigh Barty fez história em Roland Garros. Número 8 do mundo, ela não chegou à competição como favorita ao título. Porém, com as principais candidatas caindo e com atuações extremamente seguras, a australiana foi avançando até concluir o objetivo neste sábado, batendo a tcheca Marketa Vondrousova (38ª) na final.

Com o título e os pontos somados, Barty subirá seis lugares no ranking, chegando à vice-liderança. Ela começou 2019 como número 15 do mundo e, com temporada bastante sólida, chegou ao top 10. Agora, ficará atrás apenas de Naomi Osaka.

Leia mais:

Matheus Pucinelli é campeão juvenil de duplas em Roland Garros e repete Guga

Barty atropela Vondrousova na decisão e conquista o título em Roland Garros

A subida meteórica deixa a tenista de 23 anos em um novo patamar. Confira abaixo cinco curiosidades sobre Ashleigh, nova integrante do rol de campeãs de Grand Slams em simples feminino.

1 - Precocidade no juvenil

Desde muito nova, Barty mostrou talento para o tênis, tornando-se uma das grandes promessas da modalidade. Em 2011, aos 15 anos, foi campeã juvenil de Wimbledon, mesmo enfrentando meninas até três anos mais velhas. Na chave, estavam nomes como Caroline Garcia, Anett Kontaveit e Eugenie Bouchard.

2 - Finalista de Slam aos 16

Em 2013, com apenas 16 anos, a australiana recebeu convite para as chaves do Australian Open. Em simples, caiu na primeira rodada. Nas duplas, ao lado da compatriota Casey Dellacqua, chegou até a final, perdendo para as italianas Roberta Vinci e Sara Errani. Ainda assim, teve a honra de jogar uma final de Slam ainda com idade para mais dois anos de juvenil.

3 - Tentativa em outro esporte

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Exciting times ahead!! @heatbbl #TurnUpTheHeat

Uma publicação compartilhada por Ash Barty (@ashbar96) em

Aos 18 anos, já profissionalizada, Barty não se sentia à vontade no tênis, e resolveu dar uma parada para repensar o futuro. Neste período, tentou até mesmo a carreira em outro esporte: o críquete. Ela chegou a jogar em liga semi-profissional da modalidade, mas resolveu voltar às quadras em 2016, perto de completar 20 anos.

4 - Título de Slam também nas duplas 

Se em simples o título de Major veio agora em Roland Garros, nas duplas o sucesso veio antes. Ela foi campeã do US Open em 2018, ao lado da norte-americana Coco Vandeweghe. Além disso, ela foi à final de todos os Slams nas chaves de duplas com Casey Dellacqua, perdendo as quatro decisões.

5 - Jogadora mais baixa do top 25

Considerando o último ranking da WTA, no qual Barty ainda é número 8, uma curiosidade chama a atenção: a australiana é a jogadora mais baixa entre as top 25, com 1,66m. A melhor tenista, em termos de ranking, a ser mais baixa do que ela é a cazaque Yulia Putintseva, número 28, que mede 1,63m, de acordo com o site da WTA.

Da redação

Publicado em 9 de Junho de 2019 às 09:00


Notícias Ashleigh Barty Roland Garros curiosidades Ashleigh Barty