Australian Open

Nadal e Djokovic duelam pelo título do Australian Open; confira todos os detalhes sobre a partida

Este será o 53º confronto entre os dois, recorde absoluto na Era Aberta


Reprodução Twitter/Australian Open

Um duelo épico está marcado para o próximo domingo, às 6h30 (de Brasília), na final masculina de simples do Australian Open. A Rod Laver Arena receberá nada menos do que o confronto entre Novak Djokovic e Rafael Nadal, números 1 e 2 do mundo, respectivamente.

Leia mais:

Melhores momentos: veja como foi a vitória arrasadora de Djokovic na semi do Australian Open

Nadal contra Tsitsipas: veja os melhores momentos da impecável vitória do espanhol no Australian Open

Este será nada menos do que o 53º jogo entre o espanhol e o sérvio, o que representa a maior rivalidade em termos de quantidade de enfrentamentos na Era Aberta do tênis.

Djoko leva a melhor no confronto direto

Nas 52 partidas disputadas até aqui, são 27 vitórias para Nole, contra 25 de Rafa. O sérvio reagiu no confronto, após um início melhor para o Touro Miúra. Nos primeiros 26 duelos, 16 a 10 para o espanhol. Nos últimos 26, Djokovic conseguiu 17 triunfos, contra 9 do adversário.

Considerando apenas as partidas em Majors, a vantagem é de Nadal. Em 14 confrontos, 9 a 5 a favor do Rei do Saibro. Em finais de Slam, são sete duelos, com 4 a 3 para o espanhol.

A última vez que Nadal e Novak se encontraram foi em Wimbledon, no ano passado. Na grama sagrada, a partida teve longas 5 horas e 15 minutos, com vitória de Djoko em cinco sets, parciais de 6/4, 3/6, 7/6(9), 3/6 e 10/8.

Confira os melhores momentos do duelo em Wimbledon 2018:

 

Final épica em 2012

A decisão mais longa da história dos Grand Slams também foi entre os dois finalistas de 2019, e em Melbourne. No Australian Open de 2012, a situação de ranking era exatamente a mesma: o sérvio era o número 1 do mundo, com o espanhol logo na sequência.

Em uma partida absolutamente espetacular, Nadal saiu na frente, marcando 7/5. Sem se abater, Djokovic virou, aplicando 6/4 e 6/2. Rafa voltou ao jogo vencendo o quarto set no tiebreak. Na parcial decisiva, 7/5 e título para Nole, após 5 horas e 53 minutos. Na premiação, os dois se mostraram exaustos e receberam até cadeiras para sentar antes de receberem os troféus.

Veja os melhores momentos da decisão de 2012:

 

O que esperar da partida?

Os jogos entre os dois costumam ser extremamente físicos, com longas trocas e muitos ralis. Neste Australian Open, Nadal vem mostrando uma maior agressividade desde o saque, que está sendo feito com nova mecânica para aumentar a potência.

O novo estilo está dando resultado. Ao longo do torneio, o espanhol só levou duas quebras, ambas na primeira rodada. Mas, desta vez, terá pela frente a sólida devolução de Djokovic, tratado como um dos melhores do circuito neste fundamento.

Extremamente eficiente, o sérvio deve apostar bastante nos poucos buracos de seu jogo de fundo. A direita foi impecável na semifinal contra Lucas Pouille, enquanto o backhand jogou o francês para trás em vários momentos.

Como eles chegaram à final

A campanha de ambos foi tranquila, sem grandes sofrimentos em nenhum dos jogos. Nadal sequer perdeu sets na competição. Ele superou três australianos nas primeiras rodadas: James Duckworth, Matthew Ebden e Alex De Minaur.

Confira os melhores momentos da semifinal de Rafael Nadal:

Na sequência, ainda superou o experiente Tomas Berdych e os jovens Frances Tiafoe e Stefanos Tsitsipas, todos por 3 a 0, carimbando vaga na grande decisão.

Djoko, por sua vez, passou sem perder sets por Mitchell Krueger e Jo-Wilfried Tsonga. Depois, precisou de quatro parciais contra os jovens Denis Shapovalov e Daniil Medvedev. Nas quartas, contou com desistência de Kei Nishikori durante o segundo set. Por fim, atropelou Pouille na semi.

Confira os melhores momentos da semifinal de Novak Djokovic:

 

O que eles disseram

Após confirmar sua vaga na final, Djokovic fez questão de exaltar sua história de duelos contra Nadal, mostrando muito respeito pelo adversário. "Ao longo da minha carreira e minha vida, Rafa é meu maior adversário, o maior rival que tive, em todos os pisos. E esses jogos fizeram com que eu me tornasse o tenista que sou hoje", destacou.

O espanhol destacou, antes de saber que enfrentaria Novak, que precisa fazer o seu melhor dentro de quadra: "Tenho que focar em mim, continuar fazendo as coisas como estou fazendo. É o que sinto, devo seguir competindo e ver no que dá. Esse é meu objetivo".

O que está em jogo

Todos sabem que Novak Djokovic e Rafael Nadal são verdadeiras lendas do tênis. E o título em Melbourne só vai aumentar a lista de recordes para quem vencer.

Para o sérvio, nova conquista no Australian Open significará se isolar como maior campeão do evento. Com seis títulos, ele está empatado com Roy Emerson e Roger Federer como o principal vencedor.

Já para Nadal, levantar o troféu fará com que ele seja o primeiro na Era Aberta a ter pelo menos dois títulos de cada Slam. Em Melbourne, ele venceu em 2009. Ainda são 11 conquistas em Roland Garros, três no US Open e duas em Wimbledon.

Vale destacar também a disputa no número geral de Majors. Atualmente, Rafa tem 17, contra 14 de Nole. Assim, o sérvio tem a chance de encurtar a distância, enquanto Nadal pode aumentar e, de quebra, se aproximar ainda mais de Federer, maior vencedor da história, com 20.

Como assistir

Na TV, a transmissão será da ESPN, a partir das 6h30 (de Brasília). Pela internet, é possível acompanhar pelo Watch ESPN (http://www.espn.com/watch/). ou pelo site oficial do Australian Open (https://ausopen.com/watch).

Da redação

Publicado em 26 de Janeiro de 2019 às 14:00


Notícias Djokovic Nadal Nole Rafa AusOpen Australian Open