Marin Cilic recebe suspensão de nove meses após ser flagrado no exame antidoping

Croata de 24 anos foi punido por ter usado niquetamida e só poderá retornar ao circuito em janeiro de 2014


Londres (Reino Unido) - Nessa segunda-feira, a Federação Internacional de Tênis (ITF) confirmou a suspensão ao croata Marin Cilic, atual 24° do mundo, em nove meses por uso de niquetamida, substância proibida pela Agência Mundial Antidoping. A punição começou a valer a partir do dia 1 de maio desse ano, data exatamente após o término do ATP 250 de Munique, onde o jogador realizou o teste. 

Croata Marin Cilic só poderá retornar ao circuito em janeiro de 2014

Em defesa, Cilic declarou que ingeriu o estimulante em pastilhas de glicose compradas no nome de outra pessoa em uma farmácia. O tribunal aceitou o argumento e amenizou a pena por entender que o croata havia ingerido a substância de maneira acidental, portanto sem intenção de melhorar sua performance nas quadras.

Assim, o jogador de 24 anos poderá retornar às quadras a partir de 31 de janeiro de 2014. Os pontos e as premiações somados por Cilic nos quatro torneios disputados desde então serão devolvidos.

As especulações sobre a suspensão do tenista do Leste Europeu começaram em Wimbledon, quando Cilic desistiu do torneio alegando uma lesão no joelho.

Além de Cilic, o sérvio Viktor Troicki foi outro a receber punição, dessa vez por ter se recusado a fazer um exame de sangue (o qual faz parte do processo antidoping) em abril, durante o Masters 1000 de Monte Carlo. Troicki não teve sorte como Cilic e foi punido em 18 meses, podendo só retornar em janeiro de 2015.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 16 de Setembro de 2013 às 16:10


Notícias Marin Cilic suspensão antidoping teste janeiro Wimbledon ATP de Munique