Foto: Divulgação/TennisSA
Lloyd Harris será o adversário do suíço Roger Federer na primeira rodada de Wimbledon. Jovem sul-africano, ele está começando a aparecer no circuito internacional e busca provar que o tênis do país é mais do que apenas Kevin Anderson.
Leia mais:
+ Osaka perde em sets diretos e cai na estreia em Wimbledon; Halep e Pliskova avançam
+ Djokovic domina Kohlschreiber e estreia com vitória tranquila em Wimbledon
Para apresentá-lo ao público, a Revista Tênis separou para você 5 curiosidades do jogador de 22 anos que atualmente figura como 86º no ranking da ATP. Confira:
Compatriotas, parceiros de treino e dois africanos mais bem ranqueados
Mesmo com apenas 22 anos, Lloyd Harris é o segundo tenista sul-africano com mais pontos no ranking da ATP. Ele está atrás apenas de Kevin Anderson, vice-campeão em Wimbledon 2018 e oitavo melhor tenista do planeta.
Os compatriotas mantém estilos de jogo parecidos, ambos destros e com saques turbinados em virtude de suas notáveis estaturas: Anderson com 2,03m e Harris 1,93m. Os dois tenistas mantém boa relação dentro do circuito, inclusive tendo publicado na última sexta-feira uma foto treinando juntos em preparação para Wimbledon.
Pré-Temporada inusitada e subida no ranking
Mesmo tendo nascido na Cidade do Cabo, na África do Sul, e mantendo a cidade natal como base para seus treinamentos, Harris optou por fazer a sua pré-temporada na Impact Tennis Academy em Pak Kret na Tailândia.
O destino inusitado parece ter rendido bons frutos, resultando no salto da 119ª colocação em janeiro para a 86ª alcançada por ela na última atualização do ranking. Em 2019, Lloyd foi campeão do Challenger de Lauceston, na Austrália, furou o quali do Australian Open e conseguiu a classificação direta para as chave de Roland Garros e Wimbledon, feitos importantes para um atleta da sua idade.
Treino pesado todo os dias
Acordar, fazer um belo de um aquecimento e já ir direto para a quadra de treino. A rotina de um dia regular na vida de Lloyd Harris, tenista sul-africano, são repletos de drills e treinos físicos para seu progresso como tenista.
Seus trabalhos pela manhã envolvem duas horas de treino em quadra e uma série intensa de 30 minutos de exercícios físicos. Os compromissos continuam de tarde, quando o atual 86º do ranking da ATP retorna para quadra por mais 90 minutos seguidos por duas horas de academia e outros tipos de ginástica.
Fã de Federer
Lloyd não esconde sua admiração pela conduta de Roger Federer dentro e fora das quadras. Quando perguntado sobre seus ídolos e mentores no esporte pela equipe de mídia da Impact Academy no início de 2019, declarou: “O mais icônico de todos tem de ser o Roger Federer, apenas olhar para um cara muito profissional dentro de quadra e muito gentil fora dela, seu jogo e seu carisma o tem de o transformar em um ídolo para todos jogadores do circuito.”
Grande resultado jogando na China
Os fãs do tenista sul-africano têm um grande motivo para orgulharem-se, e acreditarem na possibilidade de uma vitória de Harris contra Roger Federer. Em 2018, no ATP de Chengdu, Lloyd Harris derrotou um nome de peso do circuito, o francês Gael Monfils. Trigésimo oitavo do mundo à época e ex-membro do top 10, Monfils foi derrotado por Harris na primeira rodada da chave principal na competição chinesa. O placar foi de 3/6, 6/2 e 6/1. O sul-africano, que tinha furado o quali, caiu na rodada seguinte para o australiano Bernard Tomic.