Lanche campeão

Alimentos fáceis e rápidos que lhe ajudarão a se recompor pós-jogo


DEPOIS DE QUEIMAR MUITAS calorias e suar bastante, ao final de um jogo, o seu corpo precisa repor os nutrientes consumidos pelo organismo durante a atividade física. Para uma boa recuperação, é necessário água e eletrólitos (presentes em bebidas esportivas ou água de coco), mais a dupla dinâmica: carboidratos e proteína magra.

Carboidratos de fácil digestão aumentam o açúcar no sangue e os níveis de insulina para repor o glicogênio muscular que você queimou no exercício físico. Estudos mostram que comer dentro da janela de recuperação de 30 minutos maximiza os estoques no organismo.

Além de carboidratos, a proteína magra fornece aminoácidos - matéria-prima necessária para reparar os músculos. De seis a 20 gramas de proteína após os exercícios, ajudam a reparar o músculo, prevenir dores, reduzir risco de lesões e aumentar a energia.

Aqui estão presentes escolhas "portáteis", prontas para comer e nutritivas. Escolha a que mais se adéquam a você.

A BARRA

Barrinhas de cereais são ótimas opções para atletas que procuram nutrição em alimentos compactos. Em apenas algumas mordidas você está recuperado e pronto para seguir com seu dia. Muitas delas contêm um mix de proteína, raízes orgânicas, ameixas, amêndoas, maçã e bananas orgânicas. Algumas barras de cereais são 100% naturais, cheias de proteínas e não contêm muita química.

A VITAMINA

Para atletas que preferem bebida a um alimento sólido depois do jogo, há shakes (vitaminas) que possuem a combinação perfeita de carboidratos, proteína e um ótimo sabor. Elas podem ser feitas de água, proteína de soro de leite, frutas, com toques de açúcar orgânico e óleo de oliva, nas mais diversas receitas. Procure bebidas pré-fabricadas que não contenham conservantes para poder levar consigo. Há ainda algumas que não precisam ser geladas para serem agradáveis.

O PACOTE DE APERITIVOS

Monte um pacote de proteínas com uma porção de biscoitos - sem glúten, salgadinhos de grãos levemente temperados com sal marinho. E, para "sobremesa", se recupere com bananas secas congeladas, com canela.

From Tennis Magazine. Copyright 2011 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services



Da redação

Publicado em 4 de Maio de 2011 às 08:20


Saúde/Nutrição

Artigo publicado nesta revista