US Open

Após vitória no US Open, Kyrgios volta a polemizar e diz que ATP é corrupta

Australiano não poupou críticas a organização que cuida do circuito masculino um mês após ser punido por mau comportamento


Foto: Divulgação/US OPen

Nick Kyrgios venceu sua partida de estreia no US Open com tranquilidade na madrugada desta quarta-feira (28).  O triunfo foi sobre norte-americano Steve Johnson (86º) com parciais de 6/3, 7/6(1) e 6/4 em 2 horas e 1 minuto. Dessa vez, o australiano soube se controlar e não criou polêmicas dentro de quadra.

Leia mais:
Kyrgios domina norte-americano e estreia bem no US Open; Shapovalov vence Auger-Aliassime

Kyrgios recebe multa de US$113 mil após polêmica no Masters de Cincinnati

Fora, entretanto, ele voltou a criar caso. Depois de ser perguntado se a punição recebida após uma série de atitudes desportivas cometidas por ele no Masters de Cincinnnati o tinha atrapalhado, o tenista atacou a ATP, responsável pelo circuito profissional de tênis masculino e que o puniu com multa.

"De maneira alguma. A ATP é bem corrupta de qualquer forma, então não estou preocupado com isso", disse o atual 30º do mundo. Kyrgios desconversou na sequência "Por que estamos falando de algo que aconteceu há três semanas, quando acabei de vencer alguém na primeira rodada do US Open?".

Australiano solta nota voltando atrás

Arrependido da palavra usada na entrevista pós jogo, Kyrgios soltou, nessa terça-feira, uma nota em seu Twitter para se retratar:

“Eu gostaria de esclarecer meu comentário sobre a ATP ser corrupta. Não foi a escolha correta de palavras e minha intenção era evidenciar o que eu vejo como falta de critério, e não corrupção. 

Eu sei que meu comportamento tem sido, por vezes, controverso e isso tem me colocado em muitas confusões. O que é válido. Mas, meu ponto é que outros atletas têm atraído igual, menor ou maior atenção por atitudes similares.

Esse para mim é o problema e continua sendo. Para ser claro, eu sei que não sou perfeito e não finjo que não reconheço que mereci ser punido. Mas, eu espero que consistência e justiça com esse tipo de situação com a direção do circuito, e para mim isso não tem acontecido.

Eu tenho tido apoio do Chris Kernode (presidente da ATP), e retribuo isso. Por fim, eu quero deixar claro meus comentários, mas manter minhas crenças e sentimentos sobre a falta de critérios.”

Relembre a polêmica

Foto: Divulgação/USTA

Nick "perdeu a cabeça" em sua partida contra o russo Karen Khachanov no duelo válido pela terceira rodada do Masters de Cincinnati, no dia 15 de Agosto. Tudo começou quando ele tinha a vantagem de 1 set a 0 quando, na segunda parcial, o árbitro da partida lhe deu uma advertência por conta do tempo levado por ele entre os saques.

O polêmico australiano proporcionou exemplos de conduta anti-desportiva a partir daí. Ela discutiu com o árbitro de cadeira, reclamando da punição. Neste momento, Nick citou até mesmo Rafael Nadal. "Isso é hilário, se o Rafa joga mais rápido do que isso eu me aposento do esporte", disse.

Veja também:
US Open: veja os melhores momentos das estreias de Nadal, Zverev, Gauff e Kyrgios
Confira as principais notícias do US Open

Kyrgios ainda ofendeu árbitro Fergus Murphy no intervalo entre o segundo e o terceiro set. "A pior m*** de árbitro da história, o pior árbitro do tênis", gritou. Ele então foi ao vestiário, onde seguiu com raiva e destruiu duas raquetes.

Khachanov bateu o australiano com relativa facilidade no set final, finalizando o placar em derrotado com parciais de (6/7) (3-7), 7/6 (7-4) e 6/2. Após a derrota, Kyrgios ainda cuspiu na direção do árbitro de cadeira.

Da redação

Publicado em 28 de Agosto de 2019 às 11:32


Notícias Nick Kyrgios US Open ATP Tour