Copa Davis

João Menezes leva virada e Brasil sai atrás na Copa Davis

Medalhista de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, mineiro começou bem, mas viu oponente aumentar o nível no decorrer da partida


Foto: Divulgação/CBT

João Menezes e Daria King protagonizaram o primeiro duelo do duelo entre Brasil e Barbados pelo Grupo Mundial 1 da Copa Davis nesta sexta-feira. O resultado foi melhor para King, que venceu de virada por 3/6, 6/4 e 6/2 em 2h37.

Leia mais:
+ Monteiro vence e Brasil termina 1º dia de confronto empatado na Copa Davis
Federer, Nadal e Djokovic: saiba onde as estrelas da ATP jogarão até o fim do ano

 

O jogo contra King era o 1º do tenista de Uberaba representando o país na Davis. Ele já havia defendido o Brasil em outras competições, como os Jogos Pan-Americanos, onde ficou com a medalha de ouro há pouco menos de um mês.

O confronto entre Brasil e Barbados segue com um duelo ainda nesta sexta-feira. Líder do país no ranking da ATP Tour, Monteiro desafia Hayd Lewis ainda nesta tarde, podendo igualar a disputa. No sábado, três partidas estão marcadas. A primeira é o jogo de duplas entre a parceria dos mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares contra King e Lewis. O quarto confronto seria entre Thiago e Darian, enquanto João pode duelar com Haydn em um eventual 5º jogo.

Em caso de vitória no confronto, o Time Brasil avança rumo ao World Qualifiers, com data prevista para março de 2020, onde tentará alcançar a chance de chegar ao Grupo Mundial. Chamada de "Davis Cup Finals", a etapa decisiva do torneio reúne as 18 melhores nações do mundo do tênis em uma semana de competição de olho no título.

A partida

Contando com o apoio da torcida presente em Criciúma, em Santa Catarina, João teve um bom início de partida. Depois de ter dois break points salvos pelo oponente no 2º game do duelo, ele seguiu confiante e aproveitou chance única no 4º game para quebrar o serviço do oponente e fazer 3 a 1. Dono da 169ª colocação do circuito mundial, King cresceu de nível no game seguinte e teve uma chance de diminuir o placar. Menezes, então, não se abalou, evitou o perigo e ampliou o placar para 4 a 1. 

Com a vantagem no placar, João teve a chance de fechar o placar em seu saque, mas King se recuperou, salvou quatro set points e se manteve na disputa da parcial. Depois de salvar mais um set point, dessa vez em seu saque, Darian viu o brasileiro fazer valer a força do saque para enfim sair na frente do placar.

Confira o set point:

O segundo set teve cenário diferente. King começou melhorou seu desempenho no 1º serviço e passou a incomodar Menezes. Após três confirmações de saques, o barbadiano converteu o segundo de dois break points e abriu 3 a 1. Depois de confirmar o saque e ter 4 a 1 no marcador, King oscilou, permitindo a João se recuperar. Com três games seguidos vencidos, o mineiro fez 4 a 4 e levantou a torcida.

King então anotou seu game de saque e ficou perto de igualar o placar na sequência. Em game disputado no serviço de João, ele teve dois set points, ambos salvos pelo brasileiro. João então teve quatro chances de empatar em 5 a 5 salvas por Darian, que aproveitou seu terceiro match point em seguida, empatando em 1 set a 1.

João teve quatro chances de quebrar o saque de King no 1º game do terceiro set. O rival não apenas salvou todas como também quebrou o serviço do tenista nacional e abrir 2 a 0. King venceu mais duas vezes o saque de João e aumentou para 4 a 1 a vantagem. Pouco depois, o barbadiano finalizou a partida e colocou seu país a frente na disputa.

Da redação

Publicado em 13 de Setembro de 2019 às 14:49


Notícias João Menezes Copa Davis Darian King