Muita Calma

Invicto no piso rápido, Nadal mantém pés no chão e preza evolução diária no US Open

Espanhol evitou comparar desempenho na superfície dessa temporada com outras passadas e só quer aproveitar embalo para seguir melhorando sua forma


Nova York (Estados Unidos) - Tem sido uma temporada próxima da perfeição para Rafael Nadal no piso rápido em 2013. O espanhol aumentou seu retrospecto na superfície para 16-0 na última segunda-feira ao vencer o americano Ryan Harrison pela primeira rodada do US Open. Além do triunfo em Nova York, Rafa vencera os Masters 1000 de Indian Wells, Montreal e Cincinnati.

Nadal ampliou invencibilidade no piso rápido em 2013 para 16 jogos

Mas, na coletiva pós-jogo, Nadal confessou que não sabe afirmar se está apresentando o melhor nível de jogo da carreira nas quadras mais velozes. "Tive sucesso no passado quando estava jogando bem também no piso rápido", declarou o número 2 do mundo, que venceu o torneio em Nova York em 2010.

"É difícil analisar agora [se está jogando melhor no piso do que antes]. Estou muito bem. Mas joguei melhor em Cincinnati e Montreal em comparação quando joguei as Olimpíadas [de Pequim] em 2008? Não acredito. Ou se estou jogando melhor do que apresentei quando venci o US Open em 2010? Não sei dizer", contou.

Foi a primeira vez na carreira que Nadal conquistou os dois Masters 1000 - em Montreal e Cincinnati - às vésperas do US Open. No caminho rumo a esses dois troféus, Rafa bateu Novak Djokovic no Canadá e Roger Federer em Cincinnati, vitórias que trouxeram confiança ao espanhol. 

"Vencer dois Masters 1000 na sequência contra jogadores que consegui vencer me mostra que estou jogando bem. Mas é muito difícil comparar ano a ano. Eu simplesmente joguei muito bem, e fiquei contente com a maneira com que atuei. Não sei se foi o meu melhor ou não, mas foi muito bom porque consegui os títulos", explicou.

Se vencer o US Open e Djokovic, o atual número 1 do mundo, não passar da semifinal, Nadal voltará ao topo da lista da ATP, mas esse fato está longe dos pensamentos do espanhool, que prioriza a evolução diária. "Vamos pensar dia a dia. Se você é capaz de continuar melhorando sempre, você terá a chance de estar no topo. Para mim, hoje, estou entrando em quadra para continuar evoluindo", enfatizou o ibérico de 27 anos. 

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 27 de Agosto de 2013 às 14:32


Notícias Rafael Nadal evolução piso rápido US Open temporada Cincinnati Montreal títulos