Torneio

Guilherme Clezar será a esperança de título para o Brasil no Challenger Finals

Gaúcho de 20 anos é convidado da organização e jogará contra os sete melhores da série Challenger entre 13 e 17 de novembro na Sociedade Harmonia de Tênis, em SP


São Paulo (Brasil) - A ATP anunciou nessa quarta-feira os oito jogadores que disputarão o Challenger Finals, torneio que reunirá os melhores jogadores da série Challenger de 2013 nas quadras de saibro da Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo. A entrada será gratuita para o público paulistano.

Guido Pella, da Argentina, conquistou o Challenger Finals no ano passado

Entre 13 e 17 de novembro, o colombiano Alejandro Gonzalez, o holandês Jesse Huta Galung, o italiano Filippo Volandri, o russo Teymuraz Gabashvili, o ucraniano Oleksandr Nedovyesovn, o romeno Adrian Ungur, o eslovaco Andrej Martin e o brasileiro Guilherme Clezar, convidado da organização, brigarão pelo título.

Atual número 108 do ranking, o colombiano Gonzalez abre a lista dos sete classificados. Campeão dos Challengers de São Paulo, Medellín e Salinas, além de ser vice em São José do Rio Preto e Cidade do Panamá, o jogador de 24 anos vive a melhor temporada no circuito.

Os títulos dos Challengers de Tampere, Scheveningen, St. Brieuc e Cherbourg classificaram o holandês Huta Galung, 28 anos e 98o do mundo, para o Challenger Finals. Ex-top 25 e atual 91 do mundo, o italiano Filippo Volandri é bem conhecido dos brasileiros por suas campanhas no Brasil Open. Nos últimos dois anos, tirou Thomaz Bellucci da chave e foi vice-campeão em 2012.

O russo Gabashvili, 93o do mundo, garantiu vaga no Challenger Tour Finals ao vencer dois torneios no Uzbequistão: Samarkand e Karshi. Ele participou da repescagem contra o Brasil no ano passado, quando batemos a Rússia por 5 a 0 em São José do Rio Preto. Campeão em Szczecin e Praga, o ucraniano Nedovyesov, 121o do mundo, carimbou seu passaporte no torneio que vai definir o campeão da temporada nos eventos intermediários.

Em 2012, Ungur, 110o do mundo, bateu na trave na decisão do Challenger Finals e acabou com o vice ao ser derrotado pelo argentino Guido Pella. Campeão em Arad e Tunis, o romeno terá nova chance este ano de brigar pelo título. Fechando a lista dos sete classificados está o eslovaco Andrej Martin, 124o do mundo. Ele faturou nesta temporada os challengers de San Benedetto e Noumea.

Clezar será a esperança de título para o Brasil no torneio a ser realizado na Sociedade Harmonia de Tênis

O jovem gaúcho Guilherme Clezar, 20 anos e 176o do mundo, é o tenista convidado da competição. Apontado como uma das novas revelações do tênis brasileiro, Clezar foi campeão do Challenger de Campinas nesta temporada e é o quarto melhor jogador do País no ranking da ATP, superado apenas por Rogério Dutra Silva, João Souza e Thomaz Bellucci.

Se for vencedor do Challenger Finals de forma invicta, Clezar somaria 125 pontos e entraria (na contagem de hoje) no grupo dos 135 melhores do planeta. Lembrando que Clezar ainda joga o Challenger de Montevidéu na semana que vem e, portanto, pode somar mais pontos.

Da redação

Publicado em 23 de Outubro de 2013 às 16:08


Notícias Guilherme Clezar Challenger Finals Brasil esperança título jogadores Sociedade Harmonia de Tênis