ATP Tour

Federer, Guga, Wawrinka: ATP faz lista com os melhores backhands de uma mão

Vídeo preparado pela Associação de Tenistas Profissionais reuniu golpes de lendas do circuito e de tenistas da nova geração


Foto: Divulgação/ATP Tour

Roger Federer têm entre seus golpes mais consolidados e admirados mundo afora o backhand de uma mão. Considerado um dos mais bonitos movimentos dentro do mundo do tênis, a jogada reúne fãs ao redor do planeta e continua a aparecer entre as novas gerações, mesmo com os debates sobre sua eficiência comparada ao revés de duas mãos, usado, entre outros, por nomes como Rafael Nadal e Novak Djokovic.

Leia mais:
Backhand com um ou duas mãos: o que diz a história?

Aprenda a técnica de slice de backhand de Roger Federer

Em 1999, segundo levantamento feito pela Associação dos Tenistas Profissionais, 43 tenistas do top 100 do ranking disparavam o backhand com uma mão. Em 2009, o número caiu para 28. Em uma das últimas atualizações da lista, em 27 de maio de 2019, foram apenas 15 jogadores encontrados com essa característica.

Além de Federer, outros dois tenistas do top 10 utilizam o golpe. São eles o austríaco Dominic Thiem e o grego Stefanos Tsitsipas. Entre os cem primeiros aparecem veteranos como o suíço Stan Wawrinka, o francês Richard Gasquet e o uruguaio Pablo Cuevas, e jovens valores como o canhoto canadense Denis Shapovalov.

Veja a lista dos tenistas com backhand de uma mão no top 100:

3- Roger Federer

4- Dominic Thiem

6- Stefanos Tsitsipas

19 - Stan Wawrinka

25 - Denis Shapovalov

31 - Dusan Lajovic

39 - Marco Cecchinato

42 - Richard Gasquet

43 - Pablo Cuevas

46 - Grigor Dimitrov

48 - Leonardo Mayer

51 - Philipp Kohlschreiber

70 - Daniel Evans

80 - Marius Copil

86 - Ivo Karlovic

Em homenagem a tão tradicional jogada, a ATP fez uma lista em formato de vídeo com os melhores backhands de uma mão de sua história. Federer, Wawrinka aparecem ao lado de nomes como Guga Kuerten, Pete Sampras e Stefan Edberg.

Confira o vídeo:

Da redação

Publicado em 13 de Junho de 2019 às 10:30


Notícias Roger Federer Stan Wawrinka Guga Kuerten