ATP Tour

Federer salva 2 match points, supera Coric em três sets e vai às quartas no Masters de Roma

Suíço busca o título inédito em terras italianos, onde foi vice-campeão quatro vezes


Foto: Divulgação/Masters de Roma

Roger Federer sobreviveu a rodada dupla e confirmou a classificação para as quartas de final do Masters 1000 de Roma, na Itália, nesta quinta-feira (16). Em jogo contra o croata Borna Coric, ele sentiu problemas físicos e viu seu rendimento cair, mas conseguiu se recuperar e fechou o placar com parciais de 2/6, 6/4 e 7/6 (9-7) em 2h31.

O duelo contra Coric foi o segundo de Federer no dia, graças as fortes chuvas que aconteceram na última quarta-feira (16) e que fizeram os jogos da segunda rodada serem adiados. Antes, no início da manhã, o Maestro superou o português João Sousa em sets diretos, anotando parciais de 6/4 e 6/3 em 1 hora e 20 minutos.

Leia mais:
Federer domina português, vence em sets diretos e avança às oitavas em Roma
Kyrgios atira cadeira no meio da quadra e é desclassificado em Roma; assista

O triunfo foi também o quarto de Federer contra Coric em seis jogos. Antes, ele saiu vencedor em partidas válidas pelo ATP de Dubai de 2015 (6/2 e 6/1), o Masters de Indian Wells de 2018 (5/7, 6/4 e 6/4) e no ATP de Dubao de 2019 (duplo 6/2).

Federer encontrou dificuldades já no primeiro game da partida. Depois de abrir 40/0, ele perdeu cinco pontos em sequência e viu Coric anotar uma importante quebra logo de cara. O croata venceu o saque do natural da Basileia também no terceiro game e na sequência abriu 4 a 0. Roger até conseguiu sair do branco e marcar dois games, mas sentiu dores na mão direita quando o placar marcava 5/2 para Coric e acabou derrotado na parcial.

Na segunda etapa, Federer pareceu mais inteiro fisicamente e não mais pediu atendimento médico. Depois de elevar seu nível de jogo, ele superou o game de saque do número #15 do mundo e abriu 4 a 2. No game seguinte, o recordista de títulos de Grand Slam chegou a ter 0/40 contra, mas conseguiu evitar os três break points do oponente para na sequência fazer 5/2. Borna então venceu dois games, mas não foi o suficiente para evitar o sucesso de Roger, que conseguiu igualar placar.

Confira a grande de Federer na partida:

O terceiro set foi marcado pelo equilíbrio, com os dois tenistas atingindo o melhor momento de seus serviços em todo o duelo. No tie-break, Roger passou por diversos momentos difíceis. Primeiro, ele viu o adversário abrir 5/2 após dois mini-breaks. Coric então teve dois match points, incluindo um deles com o saque. Federer, entretanto, se manteve firme e conseguiu ficar com a suada classificação.

“O primeiro set foi realmente difícil, pelo menos para mim. Eu realmente lutei para ver a bola. Havia muita sombra na quadra ... e ele se saiu bem, é um jogador muito firme. Eu não consegui encontrar as linhas muito bem, então não pude acertar nenhum winner, mas realmente tentei jogar de uma forma que eu não perdesse. Acabei dando a ele uma chance de ganhar e ele não aproveitou", disse Federer.

Agora, Federer enfrenta o vencedor da partida entre o italiano Fabio Fognini e o grego Stefanos Tsitsipas, que jogam ainda nesta quinta-feira. O retrospecto do tenista de 37 anos é de 4 vitórias em 4 jogos contra Fognini e de 1 uma vitória e uma derrota em frente ao grego.

Confira as principais notíciais sobre Roger Federer

Da redação

Publicado em 16 de Maio de 2019 às 15:10


Notícias Roger Federer Masters de Roma Borna Coric