Fed Cup

Fed Cup segue exemplo da Copa Davis e muda formato de disputa a partir de 2020

Competição feminina entre países também terá fase final em sede única


Fed Cup mudará seu formato em 2020 (Foto: Paul Zimmer/ITF)

Assim como aconteceu com a Copa Davis, a Fed Cup também passará por mudança radical em seu formato de disputa. O anúncio foi feito nesta quinta-feira e terá validade a partir de 2020.

A competição feminina entre países terá, na próxima temporada, uma fase final com 12 países, em sede única, diferentemente do atual modelo, no qual a decisão acontece em uma final entre duas equipes, com uma delas atuando em casa.

Leia mais:

Bia Haddad passa por sérvia e confirma lugar na chave principal de Wimbledon

Monteiro vence japonês de virada e garante vaga na chave principal em Wimbledon

As 12 nações classificadas à fase final serão divididas em quatro grupos de três, com a melhor de cada chave avançando à semifinal. Para o período entre 2020 e 2022, já foi anunciado que a sede será Budapeste, na Hungria.

A primeira edição da nova Fed Cup, que será entre os dias 14 e 19 de abril do próximo ano, já tem alguns países confirmados. São os casos da Hungria, país-sede, e de Austrália e França, finalistas da competição em 2019.

Outros oito classificados sairão de um playoff e, por fim, haverá um convidado. Para ser elegível para receber o convite, o país deve estar entre os 50 melhores do ranking de nações da Fed, além de ter uma tenista no top 10 da WTA.

Em relação ao playoff que dará vagas no torneio, o Brasil será um dos participantes, já que entrou como uma das seleções melhor ranqueadas entre as que perderam nos playoffs do Grupo Mundial II neste ano. Ao todo, serão 16 nações, se enfrentando em oito duelos de mata-mata para saírem os classificados. Estes confrontos estão marcados para os dias 7 e 8 de fevereiro de 2020. 

"Trabalhamos com os acionistas, com a WTA e com o Conselho de Jogadoras para garantir que a competição atenda aos interesses das tenistas", destacou David Haggerty, presidente da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês).

No total, segundo a ITF, serão distribuídos 18 milhões de dólares entre os países que disputarem a fase final, com 12 milhões para as jogadoras e 6 milhões para as federações nacionais.

O movimento do tênis feminino é semelhante ao da Copa Davis, equivalente masculino da Fed. A partir de 2019, a competição entre países também largou o formato de confrontos entre duas seleções e terá uma fase final com 16, em sede única, em Madri.

Da redação

Publicado em 27 de Junho de 2019 às 18:20


Notícias Fed Cup novo formato Fed Cup WTA