Infanto Juvenil

Fazendo as escolhas certas

Lições de pai para filho: Fazendo as escolhas certas


As crianças, não importa o quanto são motivadas e talentosas, ainda são crianças, e precisam de disciplina e direção

Ron C. Angle/TPL

MUITOS PAIS GOSTARIAM de saber o que é necessário para que seus filhos sejam bem-sucedidos no tênis. A resposta é bem simples: vai exigir deles tudo que têm - toda a energia, força e horas que eles possam se envolver com o jogo à custa de outras atividades mais agradáveis, como danças e festas do pijama. Mesmo assim, as chances de sucesso são pequenas. Dessa maneira, poucas pessoas são sortudas o suficiente para fazer carreira no tênis, porque muitas coisas devem ser corretas para se chegar até lá, e muito disso está fora de seu controle.

Apesar disso, existe uma coisa que está no controle dos pais e é o relacionamento com seus filhos. E, por experiência própria, sei que a relação pai-filho não deve ser prejudicada para se criar um bom tenista. Por toda a minha infância, minha vida girou em torno do tênis. Jogava todos os dias e participava de torneios toda semana. Não me lembro de fazer outras coisas a não ser as tarefas da escola e acertar bolas de tênis. Essa era minha vida. Perdi bailes de formatura, festas, eventos escolares e não vi tanto meus amigos como outras crianças viram. É uma vida bizarra e você acaba ficando um pouco solitário. E acredite, muitas vezes, não é muito legal, especialmente quando o esporte que está praticando é tão cansativo emocionalmente.

Quando você perde no tênis, a culpa é só sua e isso machuca. Desde criança, ainda assim, essa era a vida que eu queria, não a que meus pais queriam. Meus pais eram mais preocupados com a escola. Contanto que continuasse cumprindo minhas atividades escolares, poderia jogar tênis o quanto quisesse. E o meu sucesso no tênis não era levado tão a sério. Em casa, nunca falávamos de tênis. Tenho duas irmãs, ambas mais velhas, e a mais próxima da minha idade era excelente no vôlei. Ela ficaria enciumada com meus resultados no tênis, então nunca conversávamos sobre isso em casa. Nunca senti que o sucesso que tive quando criança era tão importante.

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA

Isso não quer dizer que consegui ir tão longe sem ninguém. Precisei dos meus pais. Para eles, é a parte mais delicada. As crianças, não importa o quanto são motivadas e talentosas, ainda são crianças, e precisam de disciplina e direção. Houve muitos dias em que decidi, por uma razão ou outra, que não queria treinar. Foi nesse momento que minha mãe foi persistente, mas não porque ela queria que me tornasse uma tenista profissional. Para ela, tratava-se de compromisso e responsabilidade. A resposta dela era sempre a mesma: "Nós já pagamos as aulas, agora você vai". Havia aceitado fazer as aulas, e ela queria que eu aprendesse que você tem que ser comprometido com as coisas que se propôs a fazer.

Quando era juvenil, tive muitos amigos que, com o tempo, diziam: "Estou cansado disso". Você precisa da personalidade certa para sobreviver. Infelizmente, muitos deles tinham pais que queriam que eles jogassem tênis - e se tornassem grandes tenistas profissionais - mais do que eles próprios queriam. Eu poderia ter desistido do tênis em qualquer momento. Meus pais teriam dito: "Tudo bem", e apenas teria que procurar outro esporte para praticar a fim de fazer parte de algo e me manter saudável. Outras crianças que eu conhecia não tiveram tanta sorte, e tiveram pais que abusavam.

SAIBA DAR ESPAÇO

Então, o que diria aos pais de tenistas juvenis? Não importa o quanto você assista ao seu filho ou para quantos torneios viaje, você ainda pode não perceber quão duro é o tênis juvenil. Outros pais já gritaram comigo, eu era muito insegura e um pouco tímida, e, por mais estranho que possa parecer, nunca gostei de competir, nem mesmo no profissional. A competição é brutal, é algo que mexe muito com a sua mente. O que realmente adorava era jogar tênis.

Sem meus pais, não teria conseguido e, por me conhecerem bem o suficiente, sabiam que eu precisava de espaço para ser capaz de achar uma maneira de sobreviver. O tênis começou como "meu negócio" e eles não queriam que se tornasse "negócio deles". Tenho três filhos e não consigo imaginar obrigando-os a fazer algo que os tornem infelizes. Dê a seus filhos as ferramentas para serem bem sucedidos na vida e, se eles tiverem sucesso no tênis, será um bônus.

From Tennis Magazine. Copyright 2013 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Todos artigos "Lições de pai para filho"

  1. Lições de pai para filho (índice)
  2. Pelo amor ao jogo
  3. Fazendo as escolhas certas
  4. Dia de jogo
  5. A mente do seu filho
Lindsay Davenport

Publicado em 25 de Junho de 2013 às 12:55


Juvenil/Capacitação

Artigo publicado nesta revista