Beach Tennis

Entenda como e por qual motivo você deve fazer um aquecimento pré-jogo

Alguns minutos em exercícios físicos e mentais pode trazer um retorno positivo na partida


Com o calendário de torneios cada vez mais diversificado e numeroso, as entidades ligadas ao beach tennis seguem se aprimorando e tentando regulamentar ainda mais a modalidade.

Rankings já em funcionamento e torneios com grande número de inscritos, chegou a hora de dar parâmetros para as formas de disputa nas diversas categorias. Se antes ficava a critério do árbitro e do organizador a decisão de até quantos games seria o jogo, hoje os regulamentos das entidades já indicam exatamente a forma de disputa de um determinado torneio.

De forma geral, normalmente as categorias profissionais são disputadas em melhor de três sets até seis games e os jogadores que fazem parte dessa categoria já estão mais acostumados com os cuidados de aquecimento pré-jogo. Entre os amadores, onde está a maior quantidade de jogadores inscritos em um torneio, jogos da fase de grupos são normalmente disputados em um set até seis games. Já na fase eliminatória, a disputa passa a ser feita em um set até oito games.

Ou seja, independentemente de a partida ir até seis ou oito games, o confronto pode ser considerado curto e rápido. Pensando em tempo cronológico, jogos menos disputados podem ter 15 minutos de duração enquanto os mais equilibrados chegam a durar aproximadamente 40 minutos.

Se juntarmos o pouco tempo de duração de um jogo à característica do beach tennis – de pontos curtos e rápidos –, conseguimos entender com clareza uma das importantes funções de um bom aquecimento pré-jogo. Além de evitar lesões, entrar em uma partida bem aquecido irá ajudá-lo a ter melhores resultados, justamente por evitar que os primeiros pontos ou games sejam “desperdiçados” como forma de aquecimento.

Crie sua própria rotina de aquecimento

Assim como os tenistas, jogadores de beach tennis costumam ser supersticiosos e a disciplina de preparação física e mental que antecede uma partida pode elevar sua segurança e confiança. Portanto, identifique uma rotina que lhe traga mais resultados positivos (não só de jogos vencidos, mas também de bom desempenho) e seja fiel a ela, além de disciplinado, não importa se for o primeiro jogo do torneio ou a final.

Pensando que a principal forma de disputa no beach tennis é em duplas, parte da preparação que antecede um jogo pode e deve ser feita em companhia de seu parceiro. Ambientes de torneios de beach tennis podem ser uma armadilha, portanto, a partir do momento que começou a preparação para a partida, saia de perto do agito.

Sugestão de etapas para a rotina de aquecimento

Etapa 1 Comece caminhando, intensifique a caminhada e passe para um trote leve. Procure fazer deslocamentos em diversas direções e, juntamente com a corrida, comece a introduzir movimentos para aquecer as articulações dos braços, punhos e pescoço.

Etapa 2 Alongue de forma dinâmica: faça movimentos com o resto do corpo que simulem os gestos usados durante o jogo – para dar continuidade ao aquecimento dos membros inferiores. Exemplo: simule voleios, smashes e chutes para frente/trás ou para as laterais. Alguns atletas gostam de usar elásticos presos a estruturas fixas para alguns movimentos articulares dos braços.

Observação: os alongamentos estáticos, tradicionais – em que ficamos com um membro imóvel sendo alongado –, não são necessários no aquecimento pré-jogo. Na verdade, eles deverão ser feitos no pós-jogo como forma de recuperação muscular.

Etapa 3 Faça um bate-bola com seu parceiro e aqueça todos os golpes do beach tennis. Se possível, convide uma dupla adversária para jogar alguns pontos.

Etapa 4 Isole-se e busque seu próprio conforto mental. Nesse momento, escutar uma música que anime e pensar em jogadas bem executadas é uma dica interessante. Nessa etapa, é necessário que você e seu parceiro deixem de se falar e cada um crie “seu próprio ambiente” de motivação. A partir daí, nada mais pode lhe distrair.

Etapa 5 Use o tempo de aquecimento do jogo para manter seu corpo aquecido e, principalmente, para avaliar os golpes dos adversários.

As etapas devem ser cumpridas de forma sequencial. Caso o jogo atrase e o intervalo entre as fases 4 e 5 fique muito longo, é indicado que a rotina de aquecimento se inicie novamente, porém de forma mais simplificada. Nesse caso, repetir a etapa do bate-bola passa a ser uma escolha sua.

 

LEIA MAIS
Entenda como funciona a interessante transição das quadras para a praia
Dez dicas básicas de Beach Tennis
Qual a importância do voleio no Beach Tennis?
Saiba como montar uma quadra de Beach Tennis

Marcela Evangelista

Publicado em 18 de Outubro de 2016 às 12:07


Notícias Beach Tennis Aquecimento Pré-jogo Preparação física Preparação mental