Com o pé na areia

Dez dicas básicas de Beach Tennis

Aprenda estas noções primárias para poder entrar nas quadras à beira-mar e não fazer feio


Seja você um tenista experiente ou um novato nos esportes da raquete, iniciar no beach tennis é um processo simples. A mecânica dos golpes não é complexa e novos jogadores se adaptam com rapidez.

Entretanto, após o contato inicial e a fase de aprendizagem dos golpes, é necessário entender um pouco mais sobre a dinâmica da modalidade para se divertir também nas disputas de pontos e nos jogos. Para ajudar os novos jogadores nessa fase de adaptação, apresentamos dez dicas básicas que compõem o verdadeiro “feijão com arroz” do beach tennis.

1. A posição inicial da raquete é sempre à frente, no meio do corpo e na altura da cabeça.

2. A região ideal para o contato com a bola é acima da altura dos ombros, com o objetivo de que a trajetória da bola seja linear ou de cima para baixo. Dessa maneira, sua bola será ofensiva e o adversário terá menos chances de atacar.

3. Recomenda-se que o posicionamento inicial da dupla que recebe o saque seja um pouco à frente da metade da quadra (aproximadamente 3 metros da rede) e que os parceiros estejam lado a lado. No momento do saque, você deve ficar atrás da linha de fundo e o seu parceiro deve estar posicionado a aproximadamente 3 metros da rede, assim como na devolução. É imprescindível retornar ao posicionamento inicial imediatamente após efetuar uma rebatida que exija deslocamento. O objetivo é evitar “buracos” que se tornem alvos fáceis para os adversários quando os parceiros estão muito distantes um do outro.

4. A melhor maneira de atacar um adversário é movimentá-lo para frente e para trás com curtinhas e lobs. Deixe para usar a força apenas na definição de bolas altas junto à rede.

5. Bolas recebidas na direção do corpo até a altura da cabeça devem ser golpeadas de backhand. Já para as bolas recebidas na direção do corpo e acima da cabeça, usa-se o forehand.

6. O saque na diagonal deve ser a escolha mais frequente. Assim, o jogador utiliza o maior comprimento da quadra de duas maneiras: o campo fica maior e o saque corre menos risco de sair; além disso, você terá mais tempo para correr até o seu posicionamento correto (ao lado do parceiro) após o serviço.

7. Após efetuar um saque, é fundamental correr para frente e ocupar sua posição junto à rede e ao lado do seu parceiro o mais rápido possível. Consequentemente, quando fizer uma devolução, a melhor opção para esse momento é golpear uma bola curta à frente do sacador.

8. Quando sua dupla for receber um saque, o jogador posicionado à frente do sacador tem a responsabilidade de cobrir a paralela. Já o jogador que estiver posicionado do lado oposto do sacador, deve cobrir o meio. A diagonal exige menos preocupação, já que é um local difícil para sacar e, como a trajetória da bola é maior, você terá mais tempo para se posicionar e fazer a devolução.

9. Quando a dupla é formada por dois jogadores destros, o jogador mais experiente e de melhor nível técnico deve jogar do lado esquerdo para golpear com seu forehand as bolas direcionadas ao meio da quadra (entre os jogadores). Se a dupla for formada por dois jogadores canhotos, o ponto forte da dupla deve ficar do lado direito. Nas duplas formadas por um destro e um canhoto, o destro deve jogar do lado esquerdo e o canhoto, do lado direito. Observe que as duas primeiras estruturas sugerem posicionamentos que favorecem o uso mais frequente do forehand pelo jogador que é o ponto forte da dupla. Isso se dá porque a maioria das bolas em um jogo de beach tennis é direcionada ao corredor que se forma entre os dois jogadores.

10. Um dos segredos do sucesso no beach tennis, assim como em qualquer esporte, está no prazer em praticá-lo. Seja antes ou depois do “Play!”, não esqueça que se divertir também é fundamental para se tornar um grande beach tenista, almejar vitórias e, quem sabe, títulos.

Por Marcela Evangelista

Publicado em 17 de Agosto de 2016 às 10:30


Notícias