Que fase!

Em "novo dia difícil", Bellucci amarga 7ª derrota seguida e completará 2 anos sem vitória em Grand Slams

No US Open, paulista prolonga má fase no circuito ao perder 5° jogo seguido em estreias de Major e só poderá vencer novamente um jogo da série no Australian Open de 2014


Nova York (Estados Unidos) - Cinco últimos jogos. Cinco derrotas. Essa é o retrospecto de Thomaz Bellucci nas últimas participações em torneios do Grand Slam. Na última segunda-feira, o número 1 do Brasil e 118° do ranking foi eliminado na estreia do US Open pelo espanhol Roberto Bautista Agut por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/2, em menos de duas horas de jogo.

Bellucci não passou novamente da estreia de um Grand Slam

Logo depois da partida, o canhoto de Tietê admitiu que não estava no melhor de sua forma. "Mais um dia dificil. Vim muito bem preparado, estava confiante, mas, dentro da quadra, nada funcionou. Minha esperança era reverter esta situacao aqui no US Open, mas nao deu", desabafou Bellucci.

Ele e seu técnico Daniel Orsanic chegaram a treinar na academia do famoso Nick Bollettieri às vésperas do torneio, mas parece que a experiência não ajudou em nada no desempenho do atleta em Flushing Meadows.

O tenista brasileiro não vence uma partida nos quatro maiores torneios do calendário (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open) desde janeiro de 2012, quando avançou uma fase na Austrália. De lá para cá, Bellucci amargou derrotas nas estreias de Roland Garros, Wimbledon, US Open, no Aberto da Austrália desse ano e, agora, em Nova York.

Bellucci não disputou nem Roland Garros tampouco Wimbledon em 2013 por causa de uma lesão abdominal, que o obrigou a ficar cerca de três meses afastado das quadras. Quando retornou, no final de junho, o jogador de 25 anos acumulou apenas uma vitória e sete derrotas, sendo seis logo na abertura de torneios. 

Dessa forma, Bellucci igualou a pior sequência negativa de um número 1 do Brasil. A sua sétima derrota consecutiva em um torneio da ATP fez com que ele igualasse o feito nada glorioso de Thiago Alves entre 2006 e 2007, que também amargou sete derrotas seguidas. Agora, a nova oportunidade de quebrar a marca negativa nos Majors deverá acontecer em janeiro de 2014 no Aberto da Austrália, isso se o canhoto tiver ranking suficiente para disputar a chave principal.

Bellucci ainda pode ser ultrapassado por Rogério Dutra Silva no ranking da ATP dependendo da campanha do compatriota no US Open. Na noite da última segunda, Rogerinho disputava sua estreia contra o canadense Vasek Pospisil, porém a chuva em NY adiou o jogo para hoje. Mas para que passe Bellucci, Rogério deveria avançar, ao menos, duas rodadas. O problema é que se passar por Pospisil, terá ninguém menos que Rafael Nadal na sequência.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 27 de Agosto de 2013 às 10:35


Notícias Thomaz Bellucci derrota eliminação US Open Grand Slam tabu resultado Thiago Alves