E a Espanha venceu

Mesmo sem Nadal, time espanhol superoutodo o favoritismo dos argentinos e venceu aCopa Davis em Mar del Plata


A Argentina jogava em casa a final da Copa Davis. A quadra rápida de Mar del Plata foi projetada especialmente para limitar a força espanhola. Nossos vizinhos tinham David Nalbandian, que sempre cresce na competição, e Juan Martin del Potro, grande sensação do fim da temporada. A Espanha vinha enfrentar a feroz torcida argentina e não contava com Rafael Nadal, lesionado. Qual seria o resultado natural? A primeira vitória argentina na Davis. A primeira de um país sul-americano na história.

Sem Nadal, Feliciano Lopez, outro canhoto, foi o destaque espanhol na final

No entanto, nada correu dentro do script. Talvez somente o primeiro jogo, quando Nalbandian passou por cima de David Ferrer, número um de sua equipe. A partida tranqüila parecia somente a confirmação das previsões sobre o favoritismo sul-americano. Porém, outro canhoto, que não Nadal, mas, Feliciano Lopez empatou o confronto ao derrotar del Potro, que sentiu uma lesão na perna e não rendeu como se esperava.

A dúvida sobre as condições do jovem argentino para o terceiro dia fez com que o confronto de duplas se tornasse ainda mais decisivo. Sendo assim, no sábado, Lopez formou parceria com Fernando Verdasco. Pelo time da casa, Nalbandian jogou ao lado do inconstante Agustin Calleri. Em uma partida nervosa, o que parecia impossível começou a se delinear, e a Espanha saiu vitoriosa após diversos vacilos de Calleri na rede (em especial no terceiro set quando os argentinos foram buscar um placar adverso de 5/1 e tiveram a chance de fechar o set nas mãos).

Fotos: Ron C. Angle/Beimages Sports
O capitão Emilio Sanchez usou bem as peças de seu time

No domingo, sem poder contar com o contundido del potro, o capitão argentino, alberto Mancini, escalou Jose acasuso, a eterna incógnita. O técnico espanhol, emilio sanchez, também desconfiado de ferrer - que não vinha em boa fase em 2008 -, resolveu optar por verdasco. em melhor forma e menos instável que acasuso, o namorado de ana ivanovic selou a vitória da espanha no quinto set. foi o terceiro título do país na competição e o primeiro fora de seus domínios. a argentina ficou com o vice pela terceira vez.

Mesmo hostilizados pela torcida rival durante todo o confronto, os espanhóis não se excederam na comemoração e chegaram até a homenagear os mandantes entoando o coro de: "argentina! argentina! argentina!", ao final. em 2009, a espanha estréia contra a sérvia, em casa, e o abatido time argentino recebe a holanda. O que era para ser a consagração de uma excelente geração do tênis argentino, transformou-se em um pesadelo inimaginável.

Resultados

1º Dia
David Nalbandian (arg) v. David ferrer (esp) 6/3, 6/2 e 6/3 Feliciano Lopez (esp) v. Juan Martin Del Potro (arg) 4/6, 7/6(2), 7/6(4) e 6/3

2º Dia
Feliciano Lopez e Fernando Verdasco (esp) v. Agustin Calleri e David Nalbandian (arg) 5/7, 7/5 7/6(5) e 6/3

3º Dia
Fernando Verdasco (esp) v. Jose Acasuso (arg) 6/3, 6/7(3), 4/6, 6/3 e 6/1

Arnaldo Grizzo

Publicado em 5 de Dezembro de 2008 às 15:08


Torneio

Artigo publicado nesta revista