Instrução Golpe

Direita de ataque

Como executar um forehand matador em uma bola alta no meio da quadra


Você executou um bom saque, ou então conseguiu uma bola que induziu o adversário a se defender com uma bola alta no meio da quadra. Em uma ocasião assim, não se pode hesitar, é preciso partir para o ataque tentando a definição. Sendo assim, analisamos a técnica de uma jovem promessa do tênis brasileiro, o gaúcho Guilherme Clezar. Veja e aprenda.

1. Neste caso, Clezar executou um bom saque e o oponente apenas conseguiu colocar a bola em quadra. Ela veio alta, fraca e no meio. Com isso, ele teve tempo de fazer toda a preparação necessária para o golpe. 2. Ele se posiciona, dá um passo para dentro da quadra, arma a batida com o olho fixo na bola, acompanhando o quique. Ao mesmo tempo que traz a cabeça da raquete para trás, ele começa a usar a força das pernas para ganhar impulsão. 3. De uma base bem feita com os joelhos dobrados, ele já está no ar para interceptar a bola no ponto mais alto possível para seu golpe e poder executar a batida “para baixo”, com a intenção de finalizar a jogada.

A técnica limpa de Guilherme Clezar no forehand de ataque

4. Ele golpeia a bola em um movimento quase reto, de cima para baixo, com uma empunhadura Western e efeito suficiente apenas para garantir que a bola caia dentro da quadra adversária. 5. Uma boa opção quando se bate de cima para baixo, apesar da facilidade da jogada, é executar uma bola cruzada, pois isso vai fazer com que a bola passe sobre a parte mais baixa da rede. De preferência, mire no lado oposto de onde está o seu oponente.

6. Ao aterrissar, é interessante dar continuidade à postura agressiva. Em vez de apenas bater na bola e ficar observando o resultado da jogada, é importante dar passos em direção à rede para fechar o ponto caso o adversário ainda consiga devolver.

Por Arnaldo Grizzo

Publicado em 13 de Abril de 2014 às 00:00


Instrução golpe saque técnica Guilerme Clezar

Artigo publicado nesta revista

Jovem esquadra

Revista TÊNIS 126 · Abril/2014 · Jovem esquadra

As proezas das novas promessas do tênis brasileiro