Como vencer um tenista de contra-ataque

Além de paciência. é preciso ter uma boa estratégia em mente para derrotar aqueles que nunca desistem de um ponto


Por que alguns jogadores, mesmo sem apresentarem uma técnica tão refinada, vencem partidas? E, por outro lado, por que alguns, que parecem bater muito bem na bola, não possuem resultados compatíveis com seu estilo plástico? A principal razão é o conhecimento estratégico do jogo.

Aquele que aproveita melhor as suas armas, aplicando-as do modo mais hábil possível, terá maior chances de vitória. Já aquele que não sabe "jogar o jogo", ou seja, não sabe como utilizar seus golpes com eficiência, terá muita dificuldade de conquistar bons resultados. Por esse motivo, cada vez mais é preciso conhecer o jogo de tênis, principalmente sob a ótica da tática e da estratégia.

No número anterior da Revista TÊNIS, tratamos sobre a maneira de derrotar um jogador agressivo de fundo de quadra. Nesta edição, veremos qual é a melhor estratégia para enfrentar um tenista com estilo de contra-ataque. Muitos jogadores bastante conhecidos do público costumam atuar desta forma. Podemos destacar Rafael Nadal, Guillermo Coria, Guillermo Cañas, Jelena Jankovic e muitos outros.

Como ele é?

O jogador de contra-ataque é aquele que possui um estilo mais defensivo, que atua mais do fundo da quadra, reagindo às jogadas do adversário. Habitualmente, ele permite que o oponente dite o ritmo dos pontos. Muitas vezes, seu jogo não aparece, porém, tem um grau de eficiência muito grande. Vejamos suas principais características:

- Muito regular do fundo de quadra
- Posiciona-se mais afastado da linha de fundo
- Prefere superfícies mais lentas
- Gosta de jogar pontos longos
- Gosta de disputar partidas longas
- Não dá pontos de graça
- É bem preparado fisicamente
- É forte mentalmente
- É bom competidor

Como vencer?

Para enfrentar um jogador com as qualidades citadas, qual seria a estratégia adequada? Sugerimos que alguns dos itens a seguir devem fazer parte do seu plano de jogo:

- Prepare-se para lutar por cada ponto
- Prepare-se para jogar pontos longos
- Seja paciente, espere o momento certo do ataque e definição
- Após uma bola de ataque, não pense que o ponto terminou. Esteja preparado para jogar sempre mais uma bola
- Esteja atento ao contra-ataque
- No momento certo, arrisque um pouco mais
- Dê menos tempo ao adversário (batendo mais cedo ou acelerando a velocidade dos golpes
- Varie o jogo de fundo de quadra
- Varie o jogo com subidas à rede
- Suba à rede no centro da quadra, evitando abrir ângulos para a passada
- Use o voleio curto (drop volley)
- Chame o adversário para a rede

Os tópicos acima são exemplos de boas possibilidades táticas para serem empregadas de acordo com as suas condições técnicas, obviamente. Sabese que jogadores de estilo de contraataque são duros de serem batidos. É necessário que você "ganhe dele", pois eles não entregam o jogo nunca. Por isso, lute por cada ponto e persevere até o fim.

Ron C. Angle/TPL
Cesar Kist - Depto. De Capacitação Da Cbt

Publicado em 4 de Maio de 2009 às 14:54


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista