US Open

Matteo Berrettini: confira 5 curiosidades sobre o adversário de Nadal no US Open

Italiano faz melhor campanha em torneios da série Grand Slam e disputa vaga na final contra o número #2 do mundo


Foto: Divulgação/US Open

Matteo Berrettini é uma grata surpresa desta edição do US Open. Depois de sair vencedor de uma batalha vencida em 5 sets contra Gael Monfils, ele confirmou a presença na semifinal do Grand Slam americano, sua primeira em um torneio deste nível. Seu próximo desafio será na sexta-feira (5), quando o italiano de 23 enfrenta ninguém menos que o espanhol Rafael Nadal.

Leia mais:

+Nadal lidera semi do US Open cercado de novatos e 'renascido' Dimitrov

Confira as principais notícias do US Open

Nadal, Bencic, Berrettini e Andreescu vão às semifinais; assista aos melhores momentos da quarta-feira no US Open

Alto, com 1,96m, o tenista não chama atenção apenas pelos seus serviços poderosos, com o qual confirmou 90% dos games sacando no Grand Slam americano. A impressionante habilidade do italiano para trocar bolas do fundo da quadra também é parte de seu estilo de jogo.

Com isso, ele atrai os holofotes com sua espetacular campanha no US Open. A Revista Tênis separou 5 curiosidades sobre o tenista, que deve entrar no TOP-15 na próxima atualização do ranking da ATP.

Família tenista

Berrettini começou a jogar tênis aos 7 anos, por incentivo de seu irmão mais novo. “Todos os dias ele me pedia para começar a jogar com ele. Então eu decidi experimentar e depois que comecei nunca parei", comentou em entrevista para ATP. 

Jacopo, irmão que incentivou o italiano no esporte, também é tenista. Com 20 anos de idade ele tenta se firmar no circuito de Challengers. Matteo não esconde a gratidão e a expectativa pela carreira de seu irmão, mas brinca que costuma ganhar dele nos treinamentos.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

#orgoglioso

Uma publicação compartilhada por Matteo Berrettini (@matberrettini) em

Primeiro italiano nas semis do US Open

Berrettini tem motivos de sobra para se orgulhar dos resultados até aqui no US Open. Além de já se garantir no TOP-15, o italiano se tornou o primeiro de seu país a atingir às semifinais em Nova York. Quando considerados todos os Majors, ele é o 4º jogador nascido na "Terra da Bota' a ficar entre os 4 melhores.

Equipe focada

Durante a batalha de 5 sets contra Monfils, nas quartas de final do US Open, Berrettini foi advertido por receber instruções de seu boxe. Sentado na área reservada estava o treinador do tenista Vincenzo Santopadre. Eles já são parceiros há 9 anos, desde os 14 anos do tenista.

Ciente da importância do aspecto mental nos jogos de tênis, Berrettini, também tem alguém para lhe ajudar com as emoções em quadra. Stefano Massari é quem se dedica a ajudar o tenista a desenvolver seu aspecto emocional.

Parceiro de Fognini

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Grazie @fabiofogna and #saintpetersbourg#🏆 @lottosport @colavitaoliveoil @capriwatch @acqua_uliveto @headtennis_official

Uma publicação compartilhada por Matteo Berrettini (@matberrettini) em

Seu compatriota mais bem colocado no ranking é Fabio Fognini, décimo primeiro melhor jogador do planeta. Os dois, inclusive, já fizeram uma parceria de sucesso.

Em 2018, os italianos uniram forças para a disputa do ATP 250 de São Petersburgo, na Rússia. O resultado foi o 2º título de duplas da carreira de Berrettini, que já havia levantado um ao lado de Daniele Bracciali, no ATP de Gstaad no mesmo ano.

Títulos fora da superfície favorita

O ótimo desempenho no US Open pode ser explicado por Berrettini como vantagem por jogar em uma quadra rápida, sua superfície favorita. Mas, curiosamente, os principais títulos da carreira do italiano ocorreram no saibro e na grama. Caso dos ATP 250 da Budapest e Gstaad, vencidos no saibro, e do ATP 250 de Stuttgart conquistado na grama.

Da redação

Publicado em 5 de Setembro de 2019 às 16:54


Notícias Matteo Berrettini Rafael Nadal US Open