US Open

Nadal lidera semi do US Open cercado de novatos e 'renascido' Dimitrov

Espanhol se tornou o grande favorito após as quedas de Djokovic e Federer


Nadal tenta o 19º Slam da carreira (Foto: Reprodução Twitter/ATP)

A chave masculina de simples do US Open chega às semifinais com um favorito claro: Rafael Nadal. Após as eliminações de Novak Djokovic Roger Federer, ele se tornou o principal candidato ao título, principalmente considerando-se que, entre os outros três nomes vivos, nenhum sequer chegou à final de um Slam.

Leia mais:

+ Confira as principais notícias do US Open

Nadal, Bencic, Berrettini e Andreescu vão às semifinais; assista aos melhores momentos da quarta-feira no US Open

Nadal supera Schwartzman em sets diretos e garante vaga na semi do US Open

E mais: dois deles, Daniil Medvedev Matteo Berrettini, jamais haviam estado entre os quatro melhores de um Major. Grigor Dimitrov, em sua terceira semi, completa a lista de postulantes ao troféu em Nova York.

Nadal busca o quarto título do US Open e chega embalado por um grande ano. Ele chegou às semifinais em todos os Slams, tendo sido campeão em Roland Garros, vice no Australian Open e semifinalista em Wimbledon. 

Nesta edição em Nova York, ele só perdeu um set até aqui, e ainda precisou de um jogo a menos, por conta do W.O de Thanasi Kokkinakis na segunda rodada. Assim, pôde preservar suas condições físicas.

Quem tentará parar o espanhol é Berrettini, italiano de 23 anos. Na melhor temporada de sua carreira, começou o ano como 52 do mundo e, com a campanha nos EUA, será top 15 na próxima atualização. Se chegar à final, entra no grupo dos 10 melhores e, em caso de troféu, será 7 do ranking.

Matteo já soma dois títulos no circuito ATP em 2019 (Budapeste e Stuttgart). Para completar, vem embalado pela épica vitória sobre Gael Monfils nas quartas, em jogo de cinco sets. Este será o primeiro duelo entre ele e Nadal no circuito. 

Do outro lado, estão Medvedev e Dimitrov. O russo não pode ser considerado uma zebra na semi, já que vem em grande fase, chegou ao top 5 e, com isso, entrou no US Open como um dos nomes prontos para competir bem. A série no verão norte-americano, com finais em Washington e Montréal, além do título em Cincinnati, colocaram o tenista de 23 anos em grande evidência.

Medvedev vive grande fase no circuito (Foto: Mike Lawrence/USTA)

A campanha em Nova York foi atribulada, com rusgas com a torcida, comportamento reprovável em quadra e até demonstrações de cansaço em alguns jogos. Ainda assim, chega à semi, o que garantiu a ultrapassagem sobre Dominic Thiem e a subida para 4 do mundo, seu melhor ranking até agora.

Dimitrov, por sua vez, é sim uma grande surpresa nesta fase. Não pelo talento, já que é inegável a qualidade técnica do búlgaro. Porém, o ano dele era muito ruim até aqui, despencando no ranking, perdendo partidas consecutivas e sem confiança. As coisas mudaram no Major norte-americano.

Os bons resultados apareceram e culminaram com a vitória sobre Federer nas quartas, em duelo de cinco sets. A campanha renderá grande subida para Grigor, que já tem garantido o retorno, pelo menos, aos 25 melhores da ATP.

No confronto direto, empate por 1 a 1. Foram dois jogos em 2017, um na grama de Queen's e um na quadra dura de Washington. Dimitrov venceu na Inglaterra, enquanto Medvedev foi superior nos EUA, em condições mais parecidas com a da semifinal agora.

+ Confira as principais notícias sobre Rafael Nadal

Da redação

Publicado em 5 de Setembro de 2019 às 15:45


Notícias US Open Rafael Nadal Daniil Medvedev Grigor Dimitrov Matteo Berrettini