Número dois

Andy Murray faz sua melhor temporada em 2015

Segundo melhor o tenista do mundo fechou ano com chave de ouro ao vencer a Copa Davis pela Grã-Bretanha


Este ano certamente renderá memórias bastante agradáveis para Andy Murray. O tenista de 28 anos fez uma temporada forte e voltou a atingir a segunda posição do ranking ATP (alcançada também no ano de 2009). Em 2015, ele conquistou quatro títulos e alcançou outras três finais. Para coroar a trajetória, liderou a Grã-Bretanha rumo ao título da Copa Davis.

Já em fevereiro, Andy Murray só deixou escapar o título do Australian Open porque teve Novak Djokovic como adversário na final. Outros dois vice-campeonatos vieram com os Masters 1000 de Miami e de Paris. O britânico foi eliminado nas semifinais de Roland Garros (novamente pelo 
número um do mundo) e de Wimbledon (pelo suíço Roger Federer, até então número dois).

 

Andy Murray, porém, terminaria o ano com 8.945 pontos e 71 vitórias em 85 jogos. Os títulos do Aberto de Munique e do Masters 1000 de Madri foram seus dois primeiros no saibro. Em junho, conquistou o Aberto de Londres; para dois meses depois derrotar Djokovic no Masters 1000 de Montreal. Essas vitórias foram indispensáveis para que no dia 12 de outubro, Murray alcançasse o posto – que será seu até os próximos jogos em 2016 - de segundo melhor tenista da atualidade.

 

No ATP Finals, Andy Murray não passou da fase de grupos, mas, em seguida, coroaria sua temporada com um título emblemático. Foi ele o líder na conquista da Copa Davis pela Grã-Bretanha. Antes de jogar a final contra a Bélgica, país que sediou a decisão, Murray venceu os oito jogos que disputou no torneio. Assim, deixou para trás países como EUA e Austrália, os dois maiores vencedores da competição. Contra os belgas, ele venceu todas as partidas e deu o título aos britânicos depois de 79 anos.

Neste ano, ele conseguiu ainda outro feito histórico: superou Tim Henman como tenista britânico com maior número de vitórias; além de tornar-se o primeiro a vencer 500 partidas na Era Aberta do Tênis. No currículo, Murray tem o US Open de 2012 e Wimbledon de 2013. Seu primeiro título como profissional foi o Aberto de San Jose, em 2006.

Da redação

Publicado em 1 de Dezembro de 2015 às 18:56


Notícias Andy Murray