A importância de alongar e aquecer

O que é melhor fazer antes de ir para a quadra, alongar ou aquecer?


Na edição anterior, abordamos a importância de se ter uma rotina de preparação e cuidados prévios fundamentais para a prática do esporte. Sendo assim, dando sequência, discutiremos sobre aquecimento e alongamento.

Tenistas amadores sempre costumam questionar: "O que é melhor? Alongar ou aquecer antes da prática de exercícios físicos?"

Em 2004, Stephen Thacker, ph.D em medicina esportiva, publicou, juntamente com colaboradores, um estudo sobre o impacto do alongamento no risco de lesões no esporte. A conclusão do trabalho indica: precisam ser feitos mais estudos a respeito, pois não há como afirmar que o alongamento realmente evita o risco de sofrer uma lesão. A associação do alongamento com o aquecimento também não apresentou diferenças, estatisticamente falando, nesse estudo.

Faça o que lhe faz bem

Em minha opinião, levando em consideração esse inconclusivo trabalho, você deve fazer o que se sente melhor. Uma boa opção, por exemplo, seria realizar a seguinte sequência: um bom aquecimento antes, seguido de um desaquecimento e de um alongamento leve. Quando for tomar uma ducha, tome com água fria. Estudos revelam que, após o banho frio (imersão), você tem respostas metabólicas que auxiliam na recuperação física.

Um bom exemplo de aquecimento seria um trote leve na própria quadra, com duração de 10 minutos, seguido de exercícios de deslocamento lateral e alguns piques da base da quadra até a rede. A seguir, damos dicas de exercícios para se aquecer com o elástico e alongamentos. Mas, lembre-se, consulte sempre um preparador físico.

Aquecendo com o elástico

Faça um aquecimento para os braços com elásticos (podem ser as faixas elásticas ou tripa de mico) que são comercializados em farmácias ou revenda de material cirúrgico. Para aquecimento (antes da partida) faça uma série de 20 repetições.

fotos: Ricardo Takahashi
fotos: Ricardo Takahashi

#Q#

fotos: Ricardo Takahashi fotos: Ricardo Takahashi

 

fotos: Ricardo Takahashi

 

fotos: Ricardo Takahashi

 

Ricardo Takahashi - Membro fundador
da SONAFE, sócio-diretor
do www.fisioesporte.com.br e
fisioterapeuta da Copa Davis
ricardohtakahashi@gmail.com
Ricardo Takahashi

Publicado em 5 de Maio de 2009 às 06:39


Preparação Física/Fisioterapia

Artigo publicado nesta revista