Nutrição

A dieta mágica (sem glúten) de Djokovic

O que você precisa saber antes de fazer como Novak Djokovic e começar a desfrutar os benefícios de uma dieta sem glúten


Ron C. Angle/TPL

VOCÊ JÁ DEVE TER OUVIDO NESTE ANO QUE NOVAK DJOKOVIC atribui parte de seu sucesso na temporada ao fim consumo de glúten, um tipo de proteína natural que pode ser encontrada em derivados do trigo, centeio e cevada.

Dado o desempenho de Djokovic em 2011, muitos atletas começaram a se perguntar se eles também devem jogar os sanduíches fora ou dizer adeus ao macarrão. Livrar-se do glúten não é assim tão simples. Eis aqui os prós e contras...

PRÓS
Para aqueles que têm uma doença celíaca (abdominal), eliminar o glúten é uma necessidade. Pessoas com distúrbios digestivos vão descobrir que mesmo pequenas quantidades de glúten acionam o sistema imunológico para dani car e destruir vilosidades, as minúsculas estruturas que revestem o intestino delgado. E, com isso, impedem a absorção dos nutrientes através da parede intestinal para a corrente sanguínea. Quando estão danificados, ocorre uma "desnutrição crônica".

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, um em cada 133 norte-americanos adultos sofre de males abdominais. Além disso, uma pesquisa recente con rmou que aqueles que testaram negativo para a doença e apresentavam sintomas similares, melhoraram depois que passaram a evitar o glúten. Essa condição, conhecida como intolerância não-celíaca ao glúten não envolve o sistema imunológico ou danos às vilosidades intestinais, mas dá sinais semelhantes aos da gripe, tais como diarreia, re uxo, fadiga e perda de peso.

Tirar o glúten de sua dieta lhe dará um ganho energético e irá melhorar sua performance atlética. O problema é que o diagnóstico pode ser traiçoeiro. Se os resultados dos exames de sangue forem negativos, mas o abdômen continuar suspeito, o próximo passo é uma biópsia para checar as vilosidades dani cadas. Atualmente, não há um teste de nitivo para a intolerância a glúten.

CONTRAS
Desistir de glúten, se você não precisa, pode ser complicado. Além de vários grãos, a substância se esconde em muitos molhos para saladas, temperos e cerveja. A adoção de uma dieta sem glúten exige uma curva de aprendizagem íngreme e grande empenho, particularmente para os atletas que precisam consumir carboidratos para poder trabalhar os músculos.

Arroz integral, milho, quinoa, amaranto, trigo mourisco, painço (também chamado milhete) estão entre os grãos permitidos pela dieta. E são muitas vezes utilizados em pães alternativos, cereais e outros alimentos básicos, que hoje podem ser encontrados em padarias e mercearias. Se seu corpo não é intolerante, no entanto, eliminar o glúten pode não oferecer benefícios nutricionais ou de desempenho.

From Tennis Magazine. Copyright 2011 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

 

 

Cynthia Sass

Publicado em 23 de Setembro de 2011 às 14:21


Saúde/Nutrição

Artigo publicado nesta revista