A devolução de saque de Murray

Um dos melhores devolvedores da atualidade, o britânico é um parâmetro de como o corpo, inteiramente, deve trabalhar em prol de uma resposta eficiente


Ron C. Angle/TPL

CABEÇA

Murray mantém sua cabeça reta quando bate na bola. Isso é resultado de um equilíbrio excelente e contato na frente do corpo. Ele está no modo ataque, ao invés de apenas bloquear o serviço. Uma boa devolução vai servir de início para seu próximo golpe.

TRONCO

O saque é o golpe mais difícil de responder de volta na quadra, portanto, suas pernas, quadris, lombar, ombros e braços precisam trabalhar juntos para devolver. Se usar somente os braços, você pode ficar fora de equilíbrio. Mas, se rotacionar tronco e ombros e colocar seu peso no swing, como Murray faz, não precisará fazer muita força para colocar a bola de volta.

EMPUNHADURA

Uma boa devolução de backhand começa por uma empunhadura apropriada. Murray usa Continental na mão direta e semi-Western na esquerda. Essa combinação proporciona estabilidade, controle e potência e lhe permite emparelhar a cabeça da raquete com a bola que está vindo.

BRAÇO ESQUERDO

O braço esquerdo é a chave para a devolução de Murray. É como um leme guiando a raquete através do impacto. O swing é suave e compacto. Nessa devolução, ele não traz a raquete para cima do ombro oposto. Ao invés disso, ele vai estender na direção do alvo e vai parar naturalmente, sem dobrar os pulsos. Um swing curto como esse funciona bem nas devoluções. Se você tiver um bom timing, não é preciso muito swing para usar a força do saque de seu adversário a seu favor.

PÉS

O saque é rápido, portanto, o devolvedor não pode perder tempo. Murray começa atrás da linha de base, mas faz o split-step e se move diagonalmente na direção do saque. Ao tomar o caminho mais curto em direção à bola, ele está assegurando uma batida agressiva. Isso também permite que ele bata na subida, o que é uma boa maneira de neutralizar saques quique muito altos. Seu oponente agora tem menos tempo para o próximo golpe. É assim que se toma conta do ponto com a devolução.

Rick Macci

Publicado em 18 de Maio de 2010 às 13:02


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista