Enquete

2009 foi de Federer

O começo da temporada foi ruim para o tenista suíço, mas ele deu a volta por cima e se tornou o maior vencedor de Grand slams da história


Ron C. angle/TPl
Unânime, Federer recebeu todos os votos para melhor tenista e sua conquista em Roland Garros foi lembrada como o grande fato do tênis de 2009

Quando 2009 Começou com Rafael Nadal vencendo roger federer na final do australian open e o suíço se debulhando em lágrimas com a derrota, tudo indicava que o espanhol continuaria sua impressionante jornada no topo do ranking mundial. mas foi maio chegar que tudo mudou. desgastado, nadal foi surpreendido por robin soderling em roland Garros, onde nunca havia perdido uma partida antes, e abriu a porta para que federer conquistasse o título que faltava em sua galeria.

Essa deixa foi suficiente para que o suíço recuperasse o ânimo e conquistasse o aberto da frança e wimbledon, alcançando 15 Grand slams e tornando-se o maior vencedor da história, superando Pete sampras. "somente" por isso o suíço já mereceria ser o grande destaque do ano, tanto que, sem surpresa, ele foi escolhido por unanimidade pelos especialistas que a Revista TÊNIS convidou para sua enquete de melhores do ano.

"Roger Federer começou o ano devagar (para seus padrões) com a derrota em cinco sets para o arquirrival rafael nadal no australian open, o que fez com que fosse à lagrimas. depois de perder na semifinal ou antes em quatro torneios seguidos, o "poderoso" federer voltou com força para vencer nadal em madri antes de vencer roland Garros e conquistar seu 14° Grand slam para empatar com o recorde de Pete sampras.

Com o atual campeão nadal sofrendo com os joelhos, federer derrotou o bravo andy roddick em uma maratona pra vencer seu sexto wimbledon e o 15o major e quebrar o incrível recorde de sampras. a promessa Juan martin del Potro passou por federer em uma final emocionante e imprevisível no Us open, mas o suíço de 28 anos mereceu o primeiro lugar do ranking pela quinta vez nos últimos seis anos", resumiu Paul fein, vice-presidente da associação dos escritores de tênis dos estados Unidos.

Aliás, a vitória de federer em Roland Garros foi apontada pela maioria dos especialistas como o grande fato do ano em 2009. some-se a isso a conquista de wimbledon e a quebra do recorde de sampras. Para o técnico ricardo acioly a conquista em Paris significou muito para o suíço: "ele finalmente tirou a 'pedra do seu sapato' ao ganhar o primeiro slam no saibro, não deixando mais dúvidas de que é o jogador mais completo da história do tênis". o treinador marcelo meyer segue o raciocínio: "Grandes lendas do tênis sempre tiveram um torneio que não conseguiam ganhar, como o borg no Us open, sampras e mcenroe em roland Garros e lendl em wimbledon. a pressão para que o suíço ganhasse era muito grande e certamente dificultava bastante seu desempenho. acredito até que a chance de ele não ganhar era maior do que a de ele ganhar. definitivamente, ele é um fenômeno".

#Q#

fotos: Ron C. angle/TPl
Serena foi apontada como a melhor, mas seu vexame no Us open também mereceu votos como o fato a se lamentar de 2009

Serena - melhor e Pior

Em um ano sem Justine henin que se aposentou e com a volta de kim Clijsters somente no fim da temporada, faltou alguém para dominar o circuito feminino. serena williams terminou o ano como número um, ao vencer os majors na austrália e em londres, além do masters. Contudo, dinara safina esteve na ponta por bastante tempo, mas não conseguiu vencer os títulos de maior relevância. Por ser mais jogadora nas horas importantes, a norte-americana também ganhou todos os votos dos especialistas.

"Quando ela quer verdadeiramente, serena está um nível acima das outras. Como em wimbledon, onde ela queria verdadeiramente ganhar depois de ter perdido para sua irmã", alega o jornalista francês Georges homsi. o jornalista português Pedro Carvalho faz sua uma análise do ano de serena: "Com a saída de Justine henin - entretanto pronta a regressar em 2010 -, foram várias as tenistas a tomar posse do número um, mas nenhuma com tanto mérito como a norte-americana. 'engordando' para 11 o número de Grand slams, provou uma vez mais que é jogadora de grandes torneios - gerindo como ninguém sua agenda de provas - e na realidade são esses mesmos os que contam para a história.

Melanie Oudin, Robin Soderling, Juan Martin Del Potro e Caroline Wozniacki também mereceram destaque na temporada

Tal como roger federer, também fora das quadras vai dando cartas: empresária de sucesso, não descuida de seus outros interesses, mostrando a todo o mundo que é possível ser uma pessoa normal e, ainda assim, uma grande desportista. Para 2010, será interessante verificar se consegue marcar sua posição diante das regressadas kim Clijsters e Justine Henin".

A mais nova das williams também foi citada como protagonista de uma dos fatos mais decepcionantes da temporada 2009. sua atitude na semifinal do Us open - ao ameaçar a juíza de linha que cantou "foot-fault" em seu segundo serviço em um momento crucial da partida contra Clijsters - foi lamentável, fato que foi lembrado por seu compatriota Paul fein: "serena williams desapontou a si mesma, seu país e o esporte com uma conduta terrível".

No entanto, não foi isso o que mais decepcionou os especialistas. o fato mais citado como lamentável em 2009 foi a divulgação da biografia de andre agassi. aposentado desde 2006, o norte-americano resolveu soltar o verbo e revelar alguns podres de sua vida em um livro que, nem mesmo havia sido lançado, já fazia estragos no meio do tênis. de herói, agassi passou a vilão após revelar que havia tomado substâncias proibidas e levantou suspeita sobre todo o sistema antidoping.

Para o colunista da folha de s. Paulo, régis andaku, é de se lamentar "saber que mesmo super-heróis como andre agassi tem seus podres no armário". opinião seguida pelo treinador santos dumont, por fernando sampaio, da Joven Pan, e por erick Castelhero, editor executivo da Gazeta esportiva.net, que completa: "de alguma maneira, ele mancha seu passado recheado de conquistas. será que se ele não tivesse se dopado teria retornado do fundo do poço? Paradoxalmente, fica um péssimo exemplo de um grande ídolo e campeão".

#Q#

Revelações

Todo ano, quando falamos de revelações em nossa enquete, os votos costumam se diluir. em 2009 não foi diferente. entre os homens, houve quem preferiu ficar com Juan martin del Potro, campeão do Us open, mas também teve votos para o sueco robin soderling, vice-campeão de roland Garros, que terminou em segundo lugar em nossa enquete. e houve ainda quem apontasse Thomaz bellucci como a grande revelação do ano.

Para especialistas, as revelações de agassi foram o fato mais decepcionante do ano

Um dos que lembrou de del Potro foi lembrado por seu compatriota, o jornalista eduardo Puppo: "ele não freou sua explosão de 2008 e seguiu aumentando seu nível. ratificou seu update técnico no Us open e confirmou no masters". assim como o jornalista chileno Patrício de la barra: "havia tempo que o tênis sul-americano não vencia o Grand slam norte-americano". Já Chiquinho leite moreira, jornalista do estado de s. Paulo, optou por soderling: "não que ele tenha aparecido agora no circuito, mas merece destaque, pois colocou-se pela primeira vez entre os grandes". e Paulo Cleto, comentarista da esPn, quis celebrar bellucci: "ele foi o tenista que melhor resultados mostrou, assim como foi o que melhor demonstrou um comprometimento com o progresso de sua carreira".

Entre as meninas destaque para a dinamarquesa Caroline wozniacki e a norte-americana melanie oudin - as que receberam mais votos -, além das belgas kim Clijsters (que não é nenhuma revelação, mas uma grata volta) e Yanina wickmayer. Para José nilton dalcim, editor do site Tenisbrasil, oudin "tem apenas 17 anos, mas jogo de gente grande". Cleto explica seu voto na dinamarquesa: "a consagração de Caroline wozniacki, uma tenista competitiva, burocrática e eficiente".

Valeriano Di Domenico

Brasil de Bellucci

Por tudo o que fez em 2009, Thomaz bellucci também foi escolhido por unanimidade como o grande destaque do brasil no tênis. o vice-campeonato no brasil open, o título em Gstaad e outras tantas boas campanhas que o colocaram entre os 40 melhores do mundo deram alento ao tênis brasileiro nesta temporada. acioly analisou o ano de bellucci: "ele conseguiu lidar bem com a pressão de defender os pontos do ano passado, mostrou evolução ao jogar basicamente nos ATPs (e já ser competitivo neste nível), faturando o seu primeiro título".

A vitória do jovem brasileiro no ATP da suíça foi apontada também o grande fato do ano no tênis do brasil. Para alexandre Cossenza, do Globoesporte.com, aquela "foi a campanha que recolocou bellucci nos trilhos certos. ali, o paulista saiu do quali, deu a volta por cima em uma temporada que parecia fadada ao fracasso, e começou seu caminho rumo ao top 40, onde está hoje. foi, sem dúvida, a maior conquista do tênis brasileiro na temporada".

Marcelo Ruschel
O Brasil comemorou o título de Bellucci, mas também se lamentou pela derrota na davis

Outros especialistas, contudo, fizeram questão de lembrar da escolha do rio de Janeiro como sede das olimpíadas de 2016, o que pode significar um avanço não só no tênis, mas em todos os esportes olímpicos no País, como fez questão de enfatizar marcelo meyer: "é o fato do ano, não só de 2009, como de toda a história do tênis brasileiro. até mais marcante do que o próprio sucesso do Guga. É a chance de vermos um torneio de nível de Grand slam em nossas quadras, de ver de perto as maiores feras do circuito. Um cara lá da periferia, que não tem a chance de ir para a frança, estados Unidos, agora poderá pegar um ônibus e ver de perto um federer, um nadal. isso certamente será marcante para o tênis no brasil. Teremos mais patrocinadores, mais investimento, os garotos se beneficiarão".

E se bellucci foi unanimidade entre os homens, entre as mulheres não houve consenso. em muitos casos os especialistas preferiram deixar de votar tamanha a falta de resultados expressivos de nossas meninas em 2009. Contudo, a mais lembrada foi a catarinense maria fernanda alves. "é difícil destacar alguém, mas meu voto fica com nanda alves, por ainda ter a motivação de brigar pela carreira", afirma Dalcim.

#Q#

Uma derrota dolorida

Unanimidade também foi a escolha da maior decepção do tênis no brasil. a derrota em Porto alegre para os equatorianos doeu muito. mesmo jogando em casa e com um time teoricamente superior, perdemos a chance de regressar ao Grupo mundial da Copa Davis.

Ex-capitães do brasil, ricardo acioly, Paulo Cleto e fernando meligeni lamentaram. "infelizmente deixamos escapar uma enorme oportunidade de voltar ao Grupo mundial. não sei quando uma oportunidade como esta irá 'aparecer' de novo", disse acioly. "sem dúvida, o duelo contra o equador em Porto alegre foi a melhor chance que o brasil teve desde a era Guga de voltar ao Grupo mundial da Copa davis. Talvez o País não tenha uma chance igual nos próximos cinco, dez anos. se bellucci brilhou individualmente, aqui ele deixou a desejar no duelo contra nicolas lapentti. o mesmo pode ser dito de nossa dupla, que teve chances e falhou", analisou Cossenza.

Para 2010

Por fim, a Revista TÊNIS propôs duas perguntas aos especialistas. a primeira: bellucci entra no top 20 em 2010? as respostas se dividiram, mas a maioria acredita que o jovem poderá, sim, alçar voos ainda mais alto na próxima temporada. "ele necessita trabalhar algumas coisas no seu jogo, tanto de ordem técnica, tática, física e mental. isso ainda pode durar mais um tempo, mas com certeza tem potencial para estar entre os 20", avaliar Cesar kist, diretor do departamento de Capacitação da CbT. "será um ano duro e importante. se continuar evoluindo tecnicamente, entra no top 20", acredita Meligeni.

Perguntamos ainda quais brasileiros podem terminar 2010 no top 100. a lista é grande e inclui os que já estão nessa faixa de ranking atualmente, que são bellucci e marcos daniel, além das promessas João souza, ricardo hocevar, Caio zampieri, marcelo demoliner, franco ferreiro. Thiago alves também foi apontado. entre os que poderiam estrear no top 100 em 2010, as maiores fixas se depositam em "feijão" e hocevar. mas Chiquinho leite moreira e fernando meligeni alertam que é preciso se dedicar. "Todos são jogadores de talento e dependem de quanto irão se dedicar para isso", resume o jornalista do estado de S. Paulo.

Arnaldo Grizzo

Publicado em 17 de Dezembro de 2009 às 08:25


Especial

Artigo publicado nesta revista