Torneio terá na edição inaugural todos os tenistas do top #10 e o britânico Andy Murray
Da redação em 14 de Setembro de 2019 às 08:44
Foto: Divulgação/ATP Tour
A ATP Tour anunciou na última sexta-feira boa parte dos países que estarão na disputa da edição inaugural da ATP Cup, sua competição por países. Ao todo, 19 das 24 nações já estão definidas, com destaque para as presenças de Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic, representantes de Suíça, Espanha e Sérvia, respectivamente.
Leia mais:
+ ATP lança sua competição entre países, a 'ATP Cup', com estreia prevista para 2020; confira o formato
+ Confira 10 motivos para acompanhar a reta final da temporada no tênis mundial
Todos os tenistas do top #10 confirmaram presença no evento, que acontecerá entre os dias 3 e 12 de janeiro em três cidades australianas (Brisbane, Perth e Sydney). Assim, nomes como os russos Daniil Medvedev e Karen Khachanov, o austríaco Dominic Thiem e o alemão Alexander Zverev estão entre os nomes garantidos. O britânico Andy Murray representará a Grã-Betanha utilizando seu ranking protegido.
"Estamos muito satisfeitos em ver um elenco de jogadores tão repleto de estrelas se alinhando para a edição inaugural da ATP Cup", iniciou Chris Kermode, Presidente da ATP. Kermode também ressaltou que tanto o trabalho junto com a Tennis Australia quanto a data escolhida foram para motivadores para o sucesso do evento. "O anúncio de hoje é uma confirmação disso. Ter os melhores jogadores competindo neste novo evento global é fundamental e a ATP Cup parece pronta para iniciar a temporada do circuito em grande estilo em 2020".
1) Sérvia - Novak Djokovic, Dusan Lajovic
2) Espanha - Rafael Nadal, Roberto Bautista Agut
3) Suíça - Roger Federer, Henri Laaksonen*
4) Rússia - Daniil Medvedev, Karen Khachanov
5) Austria - Dominic Thiem, Dennis Novak
6) Alemanha - Alexander Zverev, Jan-Lennard Struff
7) Grécia - Stefanos Tsitsipas, Michail Pervolarakis
8) Japão - Kei Nishikori, Yoshihito Nishioka
9) Itália - Fabio Fognini, Matteo Berrettini
10) França - Gael Monfils, Benoit Paire
11) Bélgica - David Goffin, Steve Darcis
12) Croácia - Borna Coric, Marin Cilic
13) Argentina - Diego Schwartzman, Guido Pella
14) Georgia - Nikoloz Basilashvili, Aleksandre Metreveli
15) África do Suol - Kevin Anderson, Lloyd Harris
16) Estados Unidos - John Isner, Taylor Fritz
17) Canadá -Felix Auger-Aliassime, Milos Raonic
18) Grã Bretanha - Andy Murray, Kyle Edmund
19/Sede do Evento) Australia Nick Kyrgios, Alex de Minaur
*Confirmados os top 2- Tenistas de cada país no ranking. Stan Wawrinka ainda não confirmou presença na disputa. (13 Setembro de 2019)
A ATP Cup reunirá 24 nações, divididos em 4 grupos de seis, que serão sorteados na próxima segunda-feira (16). Cada país tera cinco jogadores disponíveis para a disputa, que será feita em duas partidas de simples e uma de duplas. Os dois melhores de cada grupo avançam para as fases de mata-mata, que começa a partir da quartas de final.
O critério de entrada das equipes é a posição do ranking do melhor tenista de cada país. Serão distribuídos 15 milhões de dólares em premiação no total e 750 pontos para os vencedores.