ATP Tour

ATP lança sua competição entre países, a 'ATP Cup', com estreia prevista para 2020; confira o formato

Este será o primeiro torneio entre países organizado pela organização que rege o circuito masculino


Foto: Divulgação/ATP Tour

A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) anunciou nesta quinta-feira (15) o formato de sua competição entre países, a ATP Cup, que começará a ser disputada a partir de 2020.

Leia mais:

Davis Cup: ITF aprova novo modelo para a Copa do Mundo do Tênis

Serão 24 equipes nacionais, divididos em 4 grupos de seis, com os dois melhores times avançando para as fases de mata-mata, a partir da quartas de final. Cada país contará cinco jogadores e os duelos terão duas partidas de simples e uma de duplas. O critério de entrada será a posição do ranking do melhor tenista de cada país.

A ATP Cup será disputada em dez dias, ao redor de três cidades australianas ainda não definidas. Serão distribuídos 15 milhões de dólares em premiação no total e 750 pontos para os vencedores. O torneio será disputado no início da temporada, a partir de 3 de janeiro, e servirá como preparação para o Australian Open.

Confira o vídeo de apresentação do torneio:

 

"Gosto que [a competição] seja propriedade da ATP, dos jogadores e que tenhamos pontos no ranking, e será a melhor maneira de começar a temporada. A Austrália é um país que tem um Grand Slam, que nutre a tradição do tênis. Mais de 90% do tempo que jogamos como individualmente e não temos muitos eventos de equipe. Isso vai reunir muitas nações e, para mim, pessoalmente, será um momento muito bom e orgulhoso para representar o meu país”, comentou o sérvio Novak Djokovic, atual número #1 do mundo e líder do Conselho de Jogadores da ATP.

"Este novo evento se encaixa perfeitamente na nossa estratégia de inovar e olhar para o futuro. Sabemos de nossas extensas discussões com os jogadores que a ATP Cup proporcionará uma ótima maneira de abrir sua temporada - reunindo o melhor do mundo para um grande evento de equipe que complementa a programação existente, fornece pontos de classificação ATP altamente cobiçados e um ponto de contato claro com o Aberto da Austrália. A primeira semana da temporada é quando os jogadores querem jogar e é por isso que o torneio tem seu forte apoio. Ao organizar o evento com a Tennis Australia, que é reconhecida por sua experiência como uma excelente promotora de eventos, sabemos que o torneio será um grande sucesso desde o primeiro ano”, declarou Chris Kermode, presidente da ATP.

Da redação

Publicado em 15 de Novembro de 2018 às 16:51


Notícias ATP Cup Associação dos Tenistas Profissionais ATP Tour