Pela primeira vez em oito jogos, o búlgaro conseguiu bater o suíço
Da redação em 4 de Setembro de 2019 às 00:46
Dimitrov faz sua melhor campanha no US Open (Foto: Reprodução Twitter/US Open)
Roger Federer (3º) está fora do US Open. Nesta terça-feira, ele acabou superado em cinco sets por Grigor Dimitrov (78º), com parciais de 3/6, 6/4, 3/6, 6/4 e 6/2, em 3 horas e 12 minutos. A partida foi válida pelas quartas de final do torneio.
Leia mais:
+ Confira as principais notícias do US Open
+ Medvedev mantém embalo, bate Wawrinka e vai às semis no US Open
+ Serena passa por cima de chinesa e chega a 100 vitórias no US Open
Com a derrota, o suíço mais uma vez adia o sonho de ganhar o 21º Slam. Ele fechará a temporada 2019 sem troféus de Major. O búlgaro, por sua vez, repete o que já havia feito no Australian Open e em Wimbledon, chegando entre os quatro melhores de um torneio deste porte.
O início do primeiro set foi a chave para Federer sair em vantagem. Ele quebrou rapidamente e abriu a margem necessária para manter a liderança até o final, fechando em 6/3.
A segunda parcial foi pior para o suíço, que baixou seu nível e permitiu a Dimitrov uma quebra na metade inicial. Depois, sacando em 5/3, o búlgaro acabou perdendo a chance de definir. Porém, Roger devolveu o presente no game seguinte e Grigor fechou: 6/4.
Getting up close & personal with the fans for this winner 🔥
— ATP Tour (@ATP_Tour) September 4, 2019
🎥: @usopen | @GrigorDimitrov | #USOpen pic.twitter.com/z06SCfAiEi
O equilíbrio marcou os primeiros games no terceiro set. Os dois mantiveram seus saques até o 3/3. Neste momento, veio o crescimento de Federer, que embalou duas quebras seguidas e, confirmando seu serviço, aplicou 6/3 para retomar a liderança do jogo.
Sem se abater, Dimitrov começou a quarta parcial abrindo 2/0, com quebra de vantagem. Mantendo-se na frente, ele ainda quase venceu novamente o serviço do rival no 4/2, o que encaminharia a vitória no set. Ainda assim, conseguiu fazer 6/4, salvando cinco break points no game decisivo, para forçar a decisão no quinto.
Federer não vence o US Open desde 2008 (Foto: Darren Carroll/USTA)
Antes do início, Federer pediu atendimento médico e foi ao vestiário com o fisioterapeuta. Com o jogo em andamento, ele não conseguiu recuperar o ritmo e, rapidamente, viu o rival abrir 4/0. Depois disso, com o resultado na mão, Grigor só administrou até marcar 6/2 e garantir a surpreendente vitória.
Na semifinal, o rival de Dimitrov será o embalado russo Daniil Medvedev (5º), que despachou o suíço Stan Wawrinka (24º) em quatro sets para chegar à inédita semi em sua carreira. O duelo acontece apenas na sexta-feira, após dois dias cheios de descanso para os tenistas.