Equipe nacional terá a estreia de Jaime Oncins como comandante
Da redação em 12 de Setembro de 2019 às 15:31
Equipe brasileira tenta voltar aos playoffs do Grupo Mundial da Davis (Foto: Luiz Candido/CBT)
Nos dias 13 e 14 de setembro, acontece o duelo entre Brasil e Barbados pelo Grupo I da Copa Davis. O confronto será disputado em Criciúma, na Sociedade Recreativa Mampituba, em quadras de saibro descoberto.
Leia mais:
+ Federer, Nadal e Djokovic: saiba onde as estrelas da ATP jogarão até o fim do ano
+ Serena, Osaka, Halep: saiba onde as estrelas da WTA jogarão até o fim do ano
A equipe brasileira vem com força máxima para a disputa. Os números 1 e 2 de simples, Thiago Monteiro e João Menezes, serão os tenistas individuais, enquanto nas duplas jogarão também os principais atletas do país, Bruno Soares e Marcelo Melo.Thiago Wild é o reserva e pode entrar se necessário.
Além de Menezes, que fará sua estreia na Davis, o Brasil também terá como novidade o capitão do time. Jaime Oncins inicia seu trabalho, substituindo João Zwetsch, que deixou o cargo após a derrota para a Bélgica, em fevereiro.
Jaime Oncins estreia como capitão brasileiro na Davis (Foto: Luiz Candido/CBT)
O time nacional pode ser considerado favorito, já que a equipe de Barbados conta com apenas um atleta ranqueado na ATP: Darian King, número 169. O time será completado por Haydn Lewis, de 33 anos, e por Xavier Lawrence, de 20 anos. Ambos não têm ranking de simples ou duplas.
Apesar dos melhores números brasileiros, Oncins fez questão de mostrar foco no duelo. "Escolher o piso, a altitude, a bola, são as pequenas vantagens que têm o time que joga em casa. Mas minha experiência de Copa Davis me diz que é preciso ficar atento, e é isso que tenho passado ao grupo. Existe o favoritismo no papel, mas na quadra é outra história", lembrou o capitão.
Joao Menezes y @dThiagoMonteiro se enfrentarán a @darianking20 y Haydn Lewis respectivamente el primer día de juego
— Copa Davis (@CopaDavis) September 12, 2019
Sorteo #CopaDavis 🇧🇷🆚🇧🇧 pic.twitter.com/M1zaW72c6W
Os jogos começam às 12 horas (de Brasília) na sexta-feira, com Menezes encarando King. Depois, Monteiro tentará confirmar o favoritismo contra Lewis. No sábado, a partir das 11h, Melo/Soares desafiam King/Lewis e, se necessário, serão disputados mais dois duelos de simples, invertendo os confrontos de sexta.
Quem avançar garante vaga nos playoffs do Grupo Mundial, que serão disputados em fevereiro de 2020, valendo lugar na fase final da Davis.
Na TV, a transmissão das partidas entre Brasil e Barbados será do canal fechado Bandsports, tanto na sexta quanto no sábado.